TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações humanas: A liderança e motivação no ambiente de trabalho

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 5

Relações humanas: A liderança e motivação no ambiente de trabalho

Giovanne Januário da Silva ¹

Resumo:

Este artigo foi feito através de um estudo sobre a liderança no trabalho e os fatores que motivam as pessoas em um ambiente de trabalho nos dias de hoje.

Palavras-Chaves:

 Liderança, Motivação, Trabalho.

Abstract:

This article was made through a study on leadership in the workplace and the factors that motivate people in a work environment today.

Key Words:

Leadership, Motivation, Work.

Introdução:

Atualmente muitos se perguntam como seria a melhor forma de ser um líder de sucesso. Já as empresas tem o dever de se preocupar com a motivação dos funcionários no ambiente de trabalho.

Para as empresas ter um funcionário desmotivado é ruim, pois eles não irão progredir e de certa forma isso irá afetara equipe de trabalho. E ter um líder que não sabe compreender uma equipe em um ambiente de trabalho motiva a funcionários não alcançar as metas necessárias. Numa gestão de liderança tem que saber reconhecer os pontos fortes e fracos da equipe, para ajudá-los motivar a reconhecer as necessidades de melhorias que devem ser feitas, para assim progredirem juntos e atingir metas e objetivos de forma eficaz.

As empresas precisam do comprometimento de seus funcionários, de energia, alegria, vivacidade para permanecerem com alto desempenho, atendendo bem os clientes, fidelizando através do entusiasmo, realizando suas atividades com produtividade e zelo. As pessoas que fazem parte de uma empresa devem se sentir realizadas ao iniciar seus trabalhos, passam boa parte de seu tempo dentro das empresas, por isso é fundamental sentirem-se confortáveis em seu ambiente, e motivadas para agirem da melhor forma. A motivação é a razão para que as pessoas tenha interesse por algo.

Liderança é onde ocorre a realização de uma meta através da direção de colaboradores, ou seja, para se tornar um líder eficaz é necessário consegue realizar essas metas com sucesso e tenha a capacidade de se desenvolver a cada vez mais em diversas situações. A liderança é considerada uma forma de relação de influência determinado grupo a fazer algo. Os lideres tem traços de personalidade diferenciado de outros colaboradores, estas características são a determinação, autoconfiança, vontade de liderar e iniciativa nas relações pessoais.

O que causa a desmotivação

A desmotivação no funcionário acontece por falta de oportunidades de crescer profissionalmente, falta de apoio e reconhecimento, pela falta de comunicação entre o funcionário e o seu supervisor.

Tipo de motivação

  • Direta: é quando a ação satisfaz a sua necessidade, exemplo: ambiente de trabalho agradável.
  • Indireta: tem um objetivo intermediário, que por sua vez pode direcionar na satisfação de uma necessidade, exemplo: dinheiro.

O que fazer para motivar um funcionário

Oferecer cursos profissionalizantes, para que eles tenham crescimento profissional e desenvolva novas habilidades e novos conhecimentos. Oferecer cargos de confiança, a partir dos feedbacks que são feitos com os funcionários. Remunerações e premiações adequadas para cada cargo.

Estilos de lideranças

  • Exigente: Observa todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido.
  • Autocrático: Não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores. Ele sempre conduz os processos com muita energia e vigor, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente.
  • Liberal: Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia.
  •  Visionário: Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências é empreendedor e tem disposição para correr riscos. Essa capacidade de prever as reações do mercado está sempre amparada em pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços.
  • Democrático: Permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita ideias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo.
  • Leader Coach: Sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados.

O que causa ser um líder não sucedido

O que faz da pessoa um líder não sucedido é não saber ouvir o funcionário, não saber aceitar opiniões de outros, não saber reconhecer o pontecial de cada um de sua equipe. Querer saber mais que o próximo, querer usar o poder para intimidar o funcionário. Falta de humildade ao tratar as pessoas.

Como se tornar um líder eficaz

Para se tornar um líder eficaz é saber reconhecer as habilidades ou conhecimentos dos funcionários. Saber se comunicar com clareza e for humilde em como tratar as pessoas. Pedir e aceitar sugestões isso ajudara a equipe a não entrar em conflitos de opiniões. Fazer feedbacks para eles saberem o que estão fazendo de errado ou certo. Desafios para eles darem o melhor de si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com