TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações interpessoais

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho em equipe no ambiente organizacional:

Uma empresa, tanto pública quanto de iniciativa privada, tem suas atividades voltadas para um objetivo, respeitando seus valores e seguindo uma visão que a norteia em atender a sua principal razão de ser: a sua missão. Tanto essa missão organizacional, como seus valores instituídos, são utilizados e interpretados de acordo com seus colaboradores e funcionários. No caso desse conjunto de funcionários ser-lhe atribuído o método de trabalho em grupo, ele diverge em alguns aspectos do trabalho em equipe.

O grupo, assim como uma equipe, junta seus esforços para atingir um determinado objetivo – seja focado nos meios ou nos fins – o qual é refletido nas metas da instituição. Entretanto, há outros aspectos que tornam o trabalho em equipe mais vantajoso do que o trabalho em grupo. Dentro do modo como se trabalha literalmente, o trabalho em equipe é o que proporcionará uma maior interação emocional e de experiências entre os membros que a compõe. Voltada com uma proposta maior de sinergia, esse meio transforma a cultura de trabalho, pois as decisões são tomadas onde as crises geralmente ocorrem. A tomada de decisões em geral, e a resolução de conflitos e problemas intraorganizacionais, passa a ser de responsabilidade da própria equipe, sem ter que recorrer a seus superiores. Outro ponto desgastante, uma vez que as opiniões e ideias podem ser muito contrárias, devido as diferentes culturas e valores de cada um, é esta divergência. No trabalho em grupo, não se encontra esse alto grau de interação pessoal e emocional – sendo que em conflitos por exemplo somos muito expostos e suscetíveis a fortes emoções como raiva e medo.

O trabalho em grupo é mais ajustável ao ambiente em que o funcionário não requeira habilidades muito específicas. É fato que a produtividade em equipe não se compara com a de um grupo, mas este ainda é bastante utilizado. Quando determinadas tarefas podem ser divididas e não necessitam de uma interação pessoal tão conjunta, elas são atribuídas à um grupo. Não podemos se equivocar ao dizer que em um grupo não existe interação, interdependência e sinergia, contudo ela não é exacerbada como em uma equipe. Em última estância, porém não menos importante, está a responsabilidade de cada componente, seja ele de uma equipe ou grupo. Sempre que ajudamos a construir ou fazemos parte de algum feito, isto nos acarreta alguma responsabilidade, tanto na vida pessoal como na profissional. No grupo, as responsabilidades são tidas como individuais, isoladas e as funções de cada integrante não costumam ser questionadas. É evidente a mútua cooperação de um grupo, mesmo que não muito percebida, bem como a da equipe que é mais facilmente identificada.

Outro conceito que traz mais celeridade ao processo e maior grau de eficiência dentro da instituição, é o empowerment. Consiste na delegação de autoridade e maior responsabilidade aos colaboradores, atribuindo-lhes maior autonomia para desempenhar o serviço, gerando assim uma maior motivação e competência para o trabalho. Essas atribuições visam descentralizar a hierarquia concentrada dentro das organizações garantindo um rendimento da companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com