TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Nova Alma do Negócio

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  1.850 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Administração

Bruna Lenoir Bicalho

Danielle Rosa Andrade Silva

Fernando Medeiros

Larissa Campos

Thassio Carvalho

RESENHA: A NOVA ALMA DO NEGÓCIO

“A dimensão Estética do Trabalho”

Betim

  1. 2015   A Dimensão Estética do Trabalho  

        A verdade, beleza, bondade e unidade são valores fundamentais para uma organização. O ambiente o qual você se sente relaxado, em paz e renovado, geralmente faz surgir ideias inovadoras e criativas. A beleza liberta, renova , restaura e inspira. Lugares belos fazem as pessoas se sentirem melhores, e ao refletirem sobre a ausência da beleza a sensação é ruim, pois conforme citado pelo autor a feiúra está profundamente arraigada no mundo formado de ideias, políticas e hábitos dos soviéticos, que são abstrações ruins concretizadas.

        A maioria dos altos executivos sabe disso e, pelo menos às vezes, agem com base nisso. Por isso escolhem lugar de grande beleza para reuniões importantes. Para entreter um grande cliente ou planejar o futuro, é necessário estar no melhor ambiente possível, um local propício a bem estar e que leve as pessoas a darem o melhor de si. Todos nós sabemos intuitivamente que a beleza desempenha um papel de impacto inigualável sobre o espírito humano, liberando nossas maiores energias, liberando nossos insights mais profundos e conectando-nos com nossos sentimentos mais elevados. (MORRIS, 1998, p. 78)

        A beleza no ambiente de trabalho é algo essencial, pois existe uma conexão entre estética, satisfação no trabalho e desempenho de um modo geral. Segundo MORRIS (1998), em maior ou menor escala a atenção à estética no local de trabalho pode ser muito importante. Devemos criar edifícios, escolher a mobília, projetar o espaço, organizar os equipamentos e definir políticas para sua utilização tendo em mente as pessoas que lá trabalharam, pois a forma como as pessoas se sente em relação ao seu local de trabalho afeta a moral, e por sua vez, a produtividade.

        É de grande importância iluminar a experiência humana e melhorar o ambiente, pois o local de trabalho deve expressar uma determinada alegria e incorporar entusiasmo.  Quando se trata do dia a dia de trabalho, várias empresas nos últimos tempos se mostraram com mais atenção às necessidades de luz, beleza e conforto dos funcionários, com isso se obtiveram diversas consequências positivas, pois é muito mais provável que um ótimo trabalho seja realizado por pessoas que adoram seu ambiente de trabalho, pessoas cujo local inspira entusiasmo, proporcionando – lhes até certa dose de alegria.

        Poucos podem conseguir dar o luxo de construir uma nova fábrica, contratar arquitetos e criar um amplo local de trabalho do zero. Porém dentro de nossas possibilidades, podemos tomar diversas medidas simples para ajudar a suprir as necessidades estéticas das pessoas e lhe proporcionar um melhor ambiente de trabalho.  A mera limpeza e pintura do espaço da fábrica, da doca de carregamento ou das instalações de serviços podem ter um impacto significativo e mensurável sobre a moral dos funcionários. (MORRIS, 1998, p. 83)

        Um professor de filosofia teve a oportunidade de constatar a necessidade de elevar o moral. Esse mesmo professor ao perceber a ansiedade e nervosismo de seus alunos em véspera de prova, resolveu colocar uma música antes da prova para que os alunos se acalmassem. Segundo o professor de filosofia, a atmosfera mudava totalmente, conferindo ao local certo ar festivo, algo que os alunos nunca tinham visto antes em dia de prova. Em certo semestre, entretanto, a festividade não gerou notas muito boas na primeira prova.

        Por isso, na segunda prova, o professor previa que os alunos chegariam cansados por terem estudado muito. Então, quando os alunos chegaram para a segunda prova o professor estava cantando, e logo em seguida entrou no auditório a banda da universidade tocando para os alunos. Os alunos pularam das cadeiras e começaram a aplaudir. Foi constatado que como resultado dessa surpresa estética, todos os alunos daquela turma tiraram naquela prova uma nota muito mais alta do que na primeira prova. O professor fez que os alunos se sentissem especiais e valorizados. O professor tornou o local de trabalho um lugar de prazer, na medida em que isso era possível.

        De acordo com MORRIS (1998), prestando atenção à estética a notícia se espalha.Talvez bastem algumas cestas de frutas, ou alguma planta bonita, flores ocasionais ou balões coloridos. Na verdade, as pessoas em cargos executivos e gerenciais não precisam nem fazer isso. Estimule seus associados a embelezar seus espaços. Dê o exemplo e convide outros para ajudá-lo a exercitar também sua criatividade. Os seres humanos sempre tiveram uma tendência natural a se cercarem de beleza. E o farão, se as circunstâncias permitirem e a cultura estimular. (MORRIS, 1998, p. 87)

Para MORRIS (1998), o protestantismo é caracterizado como a religião da palavra, desenvolvido em torno do altar do sermão, um discurso que, para a maioria das igrejas protestantes, é o núcleo da vida religiosa semanal. É a religião do intelecto.  O problema é que os seres humanos não são apenas, nem principalmente intelectos. Para este problema existe um corretivo católico. A Igreja Católica apela para todos os sentidos com beleza visual, ótima música e um ritual, junto com alguns odores e sinos. Comemos e bebemos na comunhão, e temos uma experiência estética do culto com o corpo todo. Todo o ser é envolvido, não apenas o intelecto.

Na vida empresarial, somos vitimas do problema protestante, lidamos com pessoas apenas no nível intelectual e depois esperamos que ela se dedique de corpo e alma ao trabalho e que seja realizado com a precisão de uma máquina. Os seres humanos precisam de algo mais. Se quisermos ter pessoas inteiras ao nosso redor é preciso oferecer parte do necessário em toda sua experiência, inclusive a dimensão estética. Muitas são as formas de fazer isto, as sextas feiras informais em escritórios por exemplo, serviram para dar um certo toque de estética na experiência das pessoas, e assim, liberar sua criatividade e alegria, as formas como imagens alegres, gráficos coloridos, música clássica na hora do almoço, entre outras fazem uma diferença positiva no nível de satisfação pessoal, felicidade e, portanto excelência nos relacionamentos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com