TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A produção intelectual em RBV: uma incursão bibliométrica nos principais periódicos nacionais

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina: Administração Estratégica  

Docente: Prof. Ricardo Lebbos Favoreto

Discentes: Gabriela Alves Olguin, Leticia Arie Mizuno e Vanessa Yukari Mizuno

Curso: Administração

RESENHA

O artigo “A produção intelectual em RBV: uma incursão bibliométrica nos principais periódicos nacionais”, foi publicado na Revista Brasileira de Estratégia (REBRAE), regido por FAVORETO; AMÂNCIO-VIEIRA; SHIMADA (2014).

O estudo trata-se de um mapeamento bibliométrico; o qual consiste em aplicar métodos estatísticos e matemáticos, afim de analisar a evolução de determinado assunto.

No artigo em questão foram selecionados 55 artigos e analisados 39, a fim de buscar os principais pontos teóricos sobre a Visão Baseada em Recursos (VBR, ou em inglês RBV).

Primeiramente é dada uma breve introdução teórica sobre Resource Based View (RBV), na qual se recorre aos principais contribuintes do campo de da estratégia baseada em recursos, para isso citam as contribuições de NEWBERT, 2007; STIEGLITZ; HEINE 2007 como as principais correntes do campo da estratégia.

Analisa-se, posteriormente o desenvolvimento do conceito RBV, trazendo o conceito de Michael E. Porter, e, Spanos e Lioukas (2001). Aponta-se duas fases da evolução do campo da estratégia, o primeiro voltado para a indústria e o segundo para a firma.

        Apontando as contribuições dos estudos de ACEDO, BARROSO e GALAN (2006), é apresentado o conceito sobre organização estrutural da produção em RBV, conceito de Resource-based Theory (RBT) composta de 3 correntes: Resource Based View (RBV) e Knowledge Based View (KBV) e relational view.

        Em seguida, apresentam-se as expectativas com o presente artigo, sendo elas a de propor uma visão teórica do que se sabe sobre RBV.

        Nos tópicos conseguintes, são apresentadas teorias conceituando o que são estudos bibliométricos, para tanto cita-se: Vanti (2002); Pritchard (1969); Pao (1989); Barrios et.al (2008); Guedes; Boschivier (2005). E as principais leis que regem os estudos bibliométricos, sendo estas: lei de Lotka, lei de Bradford, e lei de Zipf. A importância de um estudo bibliométrico, parte-se da necessidade de identificar elos entre autores, identificar padrões na produção de determinado assunto científico, afim de sustentar tal importância cita-se Araújo (2006).         

        Foi utilizado como procedimento metodológico uma pesquisa exploratória quantitativo descritivo. Através de um trabalho de verificação no banco de dados da Capes de dezembro de 2011, sendo os periódicos nacionais com estrato Capes A1, A2, B1 e B2 (total de 12 revistas), foi possível realizar a coleta de dados necessários.

        Por meio do estudo de cada artigo, foi realizada uma triagem para mencionar os artigos pertinentes em relação à teoria da RBV, o que reduziu de um total de 56 artigos, para 39. Os autores desses 39 artigos foram caracterizados a partir do nome, maior titulação, ano de obtenção da maior titulação, instituição e vínculo, disponível no Currículo Lattes. Esses dados são utilizados para ilustrar indicadores agregados que demonstrassem o perfil dos pesquisadores. Para aqueles pesquisadores que não tinham Currículo Lattes, foram utilizadas informações disponibilizadas no próprio artigo.

        A apresentação e discussão dos resultados são apresentadas em duas partes, sendo: caracterização dos autores e a partir do mapeamento geral das obras citadas. A maioria dos autores possui formação na área das Ciências Sociais Aplicadas, sendo 70,1% do total de autores. Os outros 29,9% são representados pelas áreas de Engenharia, Economia, Contabilidade, Ciências Geodésicas, Sociologia e Oceanografia. Cerca de 6,5% dos autores não foram catalogadas as formações.

        Em relação à titulação dos autores, ao comparar o ano de obtenção dos títulos com o ano das publicações, pode-se deduzir que os artigos são resultantes as pesquisas realizadas em programas de pós-graduação. Aproximadamente 68% dos pesquisadores alcançaram o título no mesmo período em que 34 artigos foram publicados. Leva-se em consideração que uma pesquisa realizada em um programa de pós-graduação pode ocasionar em mais de um artigo apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com