TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Acadêmica Sobre Artigo do Matos & Rovella

Por:   •  26/11/2023  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 3

UFRRJ-IM

GSA

ALUNO: Edylson de Sant’Anna Leite Sobrinho

Após a leitura do artigo do Matos & Rovella, da aula de 15/05 (Relações entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável) e do texto sobre projetos sustentáveis. Responda as seguintes questões (mínimo de 30 linhas no total):

QUESTÕES

  1. - Explique as principais ideias tratadas no texto?
  2. -Qual a relação que o texto faz entre as duas definições?

03- Na sua opinião, em um desenvolvimento mais sustentável seria possível a coexistência dos lucros, pessoas e meio ambiente?

  1.  O texto traz a tona a transformação gradual de ideias ao longo do tempo, passando da ênfase exclusiva no crescimento econômico para uma abordagem mais abrangente que considera o desenvolvimento sustentável como um objetivo central.

É trabalhado pelos autores a crescente preocupação com os efeitos negativos do crescimento econômico desenfreado, como a degradação ambiental, a desigualdade social e o esgotamento dos recursos naturais. Essa preocupação levou ao surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, que procura equilibrar o crescimento econômico com a proteção do meio ambiente e a justiça social.

No texto, é explorada a evolução dos conceitos relacionados ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável, com destaque para as principais mudanças de paradigma ao longo do tempo. Os autores discutem como a noção de desenvolvimento sustentável incorpora elementos econômicos, sociais e ambientais, reconhecendo a interdependência entre esses aspectos.

Ademais, o artigo enfatiza a importância de políticas públicas eficazes, práticas empresariais responsáveis e a participação ativa da sociedade civil na promoção do desenvolvimento sustentável. Outrossim, são abordados os desafios e obstáculos na implementação desse conceito, incluindo a resistência de setores econômicos que buscam apenas o crescimento imediato.

Em resumo, o trabalho de Matos e Rovella oferece uma visão completa da evolução dos conceitos de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, destacando a necessidade de uma abordagem integral que promova não apenas o bem-estar econômico, mas também a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, juntamente com a preservação do meio ambiente.

2) Ocorre uma relação progressiva entre as duas definições, mostrando como o conceito de desenvolvimento sustentável se desenvolve a partir da ideia inicial de crescimento econômico. Ele demonstra que, ao longo do tempo, a compreensão de prosperidade e progresso socioeconômico passou por uma mudança significativa.

No primeiro momento, a ênfase estava principalmente no crescimento econômico, que era avaliado com base no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e na expansão da produção e do consumo. No entanto, à medida que as sociedades começaram a experimentar os impactos negativos desse crescimento, como a degradação ambiental, a desigualdade social e a escassez de recursos naturais, tornou-se evidente que essa abordagem não era sustentável a longo prazo.

Nesse contexto, o conceito de desenvolvimento sustentável emergiu como uma resposta a esses desafios. Ele ampliou a definição de progresso para além do crescimento econômico, incorporando considerações ambientais e sociais. O desenvolvimento sustentável passou a ser compreendido como a busca de um equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e a promoção da igualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com