TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Afinal de contas por que estou no mundo

Por:   •  3/4/2018  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Ana Carolina Santos Bonfim             Tia: 41784601            Turma: 1R

Matéria: Ética e cidadania                                                      Data: 20/10/2017

Resenha: Afinal de contas por que estou no mundo?

A obra escrita por José Carlos Piacente Júnior da editora Mackenzie traz como assunto na segunda edição da coletânea dialogando com o universitário o livreto Afinal de contas por que estou no mundo? Tendo como finalidade trazer uma reflexão acerca do motivo pelo qual estamos no mundo buscando o nosso autoconhecimento.

O autor traz como princípio a filosofia de Sócrates sobre a arte de questionar e não somente ouvir sem ao menos refletir ao que está sendo dito, não nos tornando alienados ou até mesmo imitadores/plagiadores e sim buscar reflexões para se chegar ao conhecimento. Para saber qual o real motivo de estarmos no mundo é necessário saber nossa origem, que segundo o autor talvez não seja algo da natureza ou ocasional, e sim algo além do acaso.

A busca pela nossa origem e o sentido da vida vem desde a época dos filósofos pré-socráticos, havendo várias teorias para tal, porém, as teorias mais aceitas são a do evolucionismo naturalista e o criacionismo. No entanto, para encontrar o significado da vida não basta somente conhecer o homem e o universo baseado nas teorias cientificas, ou somente a um elemento, é necessária uma teoria que tenha relação com a completude de sentido de nossa existência, e também uma visão de mundo abrangente adotando um posicionamento lógico, racional e que tenha como base a liberdade, criatividade e a curiosidade.

O livreto tem como pontos relevantes destacar que todos nós seres humanos possuímos um significado de existência dentro de nossa cosmovisão, no caso do autor essa cosmovisão é baseada no cristianismo, que nossa origem se deu por imagem e semelhança de um Deus criativo e generoso, que nos deu a capacidade de governar sobre a natureza, e acima de tudo nos deu a liberdade de buscar nossas próprias escolhas, reflexões e questionamentos, e que no final de tudo o nosso Criador sabe de todas as coisas e que já tem um final adequado e planejado para toda a humanidade: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11).

Por conclusão, todos nós temos um propósito e um sentido/significado de vida, que se baseia por meio de nossa visão de mundo, a liberdade concedida por nosso Criador e a plenitude de nossa experiência e de quem somos. Temos que ser curiosos e sempre levantar questionamentos e indagações afim de buscar um conhecimento amplo e significativo e que tudo nessa vida e no universo tem um sentido de existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com