TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: As empresas são grandes coleções de processos

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

 Modelagem de Processos

José Augusto de Freitas








 RESENHA DO ARTIGO
“ AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS ”











O artigo “As empresas são grandes coleções de processos” do Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESLP. FGV José Ernesto Lima Gonçalves, tem como finalidade facilitar a compreensão a respeito do conceito de processos, através de um quadro organizado de definições e aplicações sobre processo empresarial, já que se trata de uma definição essencialmente dinâmica, pois, à medida que a organização se desenvolve e o ambiente é alterado, novos componentes são inseridos e outros adaptados de modo que possam se adequar a nova realidade empresarial. O autor divide o artigo em oito tópicos, nos quais aborda diversos conceitos, faz a distinção entre as categorias básicas de processos empresariais, como, por exemplo, processos de negócios, que caracterizam a atuação da empresa; processos organizacionais que estão centralizados na organização e viabilizam a coordenação em busca de seu desempenho geral; e os processos gerenciais focados na informação e decisão gerencial. Promove uma análise geral a cerca das características essenciais dos processos, enfoca sua importância para as empresas no futuro, além de salientar a importância do uso da tecnologia.
A definição de processos como qualquer atividade que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um determinado cliente, ou seja, um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com objetivo estabelecido, define uma abordagem predominante dos ambientes industriais. Para obter uma análise e gestão de processo empresarial, segundo Professor José Ernesto, é necessário partir de uma lógica de processos como um conjunto de atividades coordenadas que envolvem um determinado número de contribuintes, distribuição de trabalho, tecnologia utilizada, feedback, e transformações tanto físicas, como de localização ou bens intangíveis. Dessa maneira, torna-se possível identificar e considerar processos não industriais, também como importantes ativos de negócio, analisando tipos de processos distintos e características específicas.
De fato, durante muito tempo, os processos foram relacionados estritamente a área industrial, e aqueles processos de empresas que não possuíam área fabril, entretanto, eram facilmente ignorados. O autor exemplifica a diferença entre empresas que utilizaram o gerenciamento por processos, como no caso das empresas japonesas durante as décadas de 80 e 90, que obtiveram maior sucesso em relação às concorrentes americanas, através do desenvolvimento de produtos, logística, vendas e comercialização.
Felizmente, o gerenciamento de processos vem se tornando mais utilizado atualmente por organizações de diferentes tamanhos, que buscam vantagem competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. Esse crescimento é devido às inúmeras vantagens que um adequado gerenciamento pode beneficiar a uma empresa, principalmente, à medida que o conteúdo destas torna-se mais intelectual e volátil, ou no caso de empresas de prestação de serviços, na qual a sequência das atividades pode não estar bem definida, o que aumenta a chance dos colaboradores de cometerem erros.
Conhecer a lógica de processos é fundamental para definir o modo como o trabalho é executado, como a empresa produz e direciona a seus clientes os seus produtos, permitindo mudanças que busquem o desenvolvimento de técnicas mais rapidamente. Além disso, organizações que já utilizam gerenciamento por processos são mais adeptas a mudanças, possuem uma relativa dinâmica empresarial e os custos de funcionamento na empresa são reduzidos significativamente.
Para isso, é necessário alterar a estrutura organizacional, o que requer uma análise criteriosa do administrador, substituindo a abordagem funcional na qual as empresas se organizam em conjuntos de funções isoladas verticalmente uma das outras, para uma estrutura na qual os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo, sem a necessidade de repassar a informação através de uma hierarquia, o que é essencial para facilitar o fluxo de informações, diminui a formalização dentro da organização e reduz a burocratização.
Portanto, ainda que não seja utilizada com muita frequência pelas organizações devido ao conhecimento limitado e por vezes deficiente que existe a respeito da gestão por processos, aquelas empresas que conseguem desenvolver uma estratégia eficiente, coordenando as atividades e reduzindo custos, possuem maiores chances de obter o sucesso no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com