TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Empresa Coma Bem

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Caso “Coma Bem”

A Cultura Organizacional do Buffet Coma bem no inicio era baseada na aplicação de investimentos aos Colaboradores, que recebiam treinamentos constantes, e compatíveis com o trabalho que desempenhavam. Havia também uma relação direta com o Senhor Ricardo, assim podendo sugerir ideias para benefício da empresa. Toda essa estrutura fazia com que os funcionários tivessem maior motivação para desempenhar suas tarefas e cargos.

Com o crescimento da empresa os funcionários já não tinham mais voz e não recebiam seus treinamentos e não tinham mais o direito de compartilhar novas ideias, como anteriormente e isso acabou por frusta-los. Os sócios não permitiam mais acesso ao Senhor Ricardo e o mesmo ja não demonstrava interesse nas atividades operacionais da Organização. Ricardo passou a visar apenas o seu crescimento e capital, almejando apenas seu lucro.

Baseado em análises feitas pode-se perceber uma falha na gestão de pessoas da Organização. Houveram mudanças que impactaram a Organização de forma negativa e essa questão pode ser apontada como um dos principais motivos da crise.

A expansão do negócio e à falta de planejamento na distribuição de funções de gestão e junto a isso Cultura da Empresa foi se modificando e a essência inicial foi foi perdida. Por isso o ambiente agradável de trabalho que os funcionários tinham como padrão passou a ser completamente diferente e esse fato causou a insatisfação geral. Os colaboradores já não tinham motivação e incentivo e passaram a não executar os seus cargos e funções com o mesmo interesse de antes.

Enquanto ocorriam alterações internar no Buffet, alguns fatores no mercado externo também estavam sofrendo mudanças, dentre eles podem-se destacar a entrada da mulher no mercado de trabalho, legislação trabalhista forçando a existência de locais apropriados para alimentação dos colaboradores nas empresas. A princípio essas mudanças do mercado trouxeram vantagens para as Organizações, porem ao mesmo tempo fez com que o ramo alimentício se transformasse em um investimento mais interessante, chamando a atenção de outras Empresas. Aproveitando essas mudanças as Empresas, nacionais e internacionais, começaram a investir no setor de alimentos. Apesar de possuir vantagens por ser a pioneira, a má administração, principalmente em gestão de pessoas, do Buffet fez com que a Organização passasse por uma grande crise além do crescimento da concorrência ganhando espaço no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com