TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica A Estratégia do Oceano Azul

Por:   •  30/5/2019  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 3

Kim, W. Chan; Mauborgne Renée . A Estratégia do Oceano Azul,. 2005 Rio de Janeiro, Elsevier Editora, Capítulos 1,2,9.

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

W. Chan Kim é um teórico de negócios nascido na Coréia, professor de Estratégia e Gestão no INSEAD (Institut Européen d'Administration des Affaires), e co-diretor do Instituto de Estratégia do Oceano Azul do INSEAD em Fontainebleau, França.

Renée Mauborgne é uma economista americana e negócios, Professores de Estratégia e Gestão no INSEAD , e codiretora do INSEAD Instituto do Oceano Azul em Fontainebleau, França. Ela é conhecida como co-autora do livro 2005 Blue Ocean Strategy . Ela está listada na lista da Forbes.com de Gurus de Gestão Mais Influentes desde 2009.

RESUMO DA OBRA

A Estratégia do Oceano Azul é uma teoria de marketing. Os autores afirmam que esses movimentos estratégicos criam um salto de valor para a empresa, seus compradores e seus funcionários ao mesmo tempo em que desbloqueiam novas demandas e tornam a concorrência irrelevante. O livro apresenta quadros analíticos e ferramentas para promover a capacidade de uma organização para sistematicamente criar e capturar "oceanos azuis" - inexplorando novas áreas de mercado.

O livro é dividido em três partes:

1. A primeira parte apresenta os principais conceitos da estratégia do oceano azul, incluindo a Inovação de Valor - a busca simultânea de diferenciação e baixo custo - e ferramentas analíticas e estruturas-chave, como a tela de estratégia e a estrutura de quatro ações. A estrutura de quatro ações auxilia na eliminação do trade-off entre diferenciação e baixo custo dentro de uma empresa. O quadro de quatro ações consiste no seguinte:

    Levantar: Isso questiona quais fatores devem ser levantados dentro de uma indústria em termos de produtos, preços ou padrões de serviço.

    Eliminar: Isso questiona quais áreas de uma empresa ou indústria poderiam ser completamente eliminadas para reduzir custos e criar um mercado totalmente novo.

    Reduzir: isso questiona quais áreas do produto ou serviço de uma empresa não são totalmente necessárias, mas desempenham um papel significativo em seu setor, por exemplo, o custo de fabricação de determinado material para um produto pode ser reduzido. Portanto, pode ser reduzido sem eliminá-lo completamente.

    Criar: isso faz com que as empresas sejam inovadoras com seus produtos. Ao criar um produto ou serviço totalmente novo, uma empresa pode criar seu próprio mercado por meio da diferenciação da concorrência.

2. A segunda parte descreve os quatro princípios da formulação da estratégia do oceano azul. Esses quatro princípios de formulação abordam como uma organização pode criar oceanos azuis observando as seis fronteiras convencionais da concorrência (Six Paths Framework), reduzir seu risco de planejamento seguindo as quatro etapas da estratégia de visualização, criar nova demanda desbloqueando os três níveis de não-clientes e lançar uma ideia de oceano azul comercialmente viável, alinhando a utilidade sem precedentes de uma oferta com preços estratégicos e custo alvo e superando obstáculos de adoção. O livro usa muitos exemplos em vários setores para demonstrar como romper com o pensamento estratégico competitivo (estruturalista) tradicional e aumentar a demanda e os lucros para a empresa e a indústria usando o pensamento estratégico do oceano azul (reconstrucionista). Os quatro princípios são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com