TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação à universidade em jovens calouros

Por:   •  26/10/2017  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST[pic 1]

CURSO DE ENFERMAGEM   1º PERÍODO

DISCIPLINA: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I

PROFESSOR(A): JETHÂNIA GLASSES

ALUNO: JÚLIA DÉBORAH DE SOUSA MARQUES

DATA:SETE DE OUTUBRO DE DOIS MIL E DESSEZETE

[pic 2]

RESENHA

TEIXEIRA, M.A.P.,et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Rev. Sem. ABRAPEE. [online], V.12,n. 1,p.185 - 202, jan.-jul. 2008.              

      Marco A. P. Teixeira possui graduação (1995), mestrado (1988) e doutorado (2002) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor associado no Instituto de Psicologia da UFRGS, onde leciona na graduação e na pós-graduação, além de desenvolver pesquisas e extensão. Os principais temas de interesse são desenvolvimento vocacional e de carreira, escolha profissional, aconselhamento de carreira, adaptação à universidade e vivências acadêmicas, adolescência, transição da adolescência para vida adulta e avaliação psicológica (psicometria).

        Este artigo possui 18 páginas, é constituído por cinco tópicos: Introdução, método, resultados, discussão e referências; São integrantes do artigo: Marco A. Teixeira, Adriano Oliveira, Shane Wottrich e Ana Garcia.

        O ingresso na universidade é uma experiência típica da transição para a vida adulta, com ele vem novas responsabilidades, transformações e envolvimentos.

      A pesquisa constituinte deste artigo utilizou um questionário para a entrevista aos jovens, participaram 14 calouros com idades entre 18 e 22 anos.

     A partir das entrevistas foram designados 4 temas: "Saindo de casa", mudanças em si mesmo" e "Adaptando-se ao curso".

   De acordo com a pesquisa elaborada pode se tirar uma grande diversidade de experiências com relação ao ingresso na universidade, observou-se que a entrada na faculdade traz consigo uma série de mudanças de caráter aos estudantes, as exigências acadêmicas desembrulham o senso de responsabilidade nos calouros, na universidade se criam novos vínculos e é estimulada a integração social dos alunos e uma construção de identidade.

Comentários:

     Este estudo fornece um debate sobre as dificuldades encontradas por alunos que estão ingressando na universidade. Contribui para informar as pessoas sobre o que se passa nessa fase da vida de muitos jovens, sobre como fazem para lidar com seus problemas enfrentados. Ajuda aos que pretendem entrar para uma faculdade, terem uma noção do que será o novo passo que em breve darão.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com