TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE EM JOVENS CALOUROS

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica: Ana Flavia de Cezaro

Curso: Psicologia- Noturno

Professora: Marcia Gisela de Lima

Disciplina: Ambientação Profissional I

ADAPTAÇÃO À UNIVERSIDADE EM JOVENS CALOUROS. Campinas: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (abrape), v. 12, n. 1, 12 jun. 2008. Semestral.

Os autores Marco Antônio Pereira Teixeira, Ana Cristina Garcia Dias, Shana Hastenpflug Wottrich e Adriano Machado Oliveira se propuseram a investigar o primeiro ano de faculdade de 14 estudantes e expuseram sua análise por meio do artigo intitulado “Adaptação à universidade em jovens calouros”. Os alunos participantes da pesquisa possuíam entre 18 e 22 anos e estudavam em diferentes cursos de graduação.

Foram realizadas entrevistas individuais e análise fenomenológica. O artigo define que o conceito de fenomenologia “...busca revelar a experiência consciente dos indivíduos sobre um dado fenômeno, sendo que tal experiência se esclarece “a partir da significação dos acontecimentos que a constituem” (Gomes, 1998, p. 21).”

Os temas de análise foram: Saindo de casa, Ingressando na vida acadêmica, Percebendo mudanças em si mesmo e Adaptando-se ao curso. Foram selecionados para a pesquisa estudantes entre o final do primeiro e o final do segundo semestre de seus cursos. Os resultados da pesquisa apontam que as maiores dificuldades dos entrevistados são autonomia e escolhas para assumir responsabilidades, tomada de decisões, dentre outros, embora todos esses fatores produzam crescimento pessoal e o fato de sair da casa dos pais é um evento possivelmente impactante, visto como uma enorme carga de responsabilidades.

Além disso, nota-se que a universidade tem papel fundamental nesse processo, nos desafios a serem superados, podendo auxiliar os estudantes de maneira positiva. Alguns fatores que contribuem para uma boa adaptação, segundo o texto: integração com os demais estudantes, entre calouros e veteranos, o “trote”, a proximidade com professores.

Outro fator importante é a inserção social do estudante- construção de sentido partilhado, em que ele pode participar de eventos que ocorrem no ambiente acadêmico, prestar auxílio a demais colegas, participar de congressos, se inscrever para processos de bolsa, dentre outras atividades que demandam maior esforço por parte do aluno. Ainda, quando surgem necessidades pessoais, os estudantes tendem a recorrer a familiares e amigos próximos- embora distantes- para procurar auxilio.

Alguns fatores de adaptação não estão ligados diretamente ao contexto acadêmico - como o fato de o estudante morar com a família ou não - mas o contexto universitário tem um papel importante a desempenhar no processo de adaptação à universidade. É necessário que os cursos estimulem a integração social dos alunos, atividades de integração, promovendo o contato dos alunos com diversidade de idéias e pessoas, afinal, para os calouros é um universo totalmente novo e cada pessoa tem seu modo de encarar o processo de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com