TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Aula de Aquisições

Por:   •  13/5/2021  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Crítica

Durante a 1ª aula da disciplina de Gerenciamento de Aquisições, foram abordados os seguintes temas: o processo de gerenciamento de aquisições em projetos e o planejamento de aquisições.

Falando sobre aquisições, é preciso entender o que torna a contratação um sucesso ou um fracasso. Primeiro, é necessário identificar o problema/oportunidade. Qual a justificativa? Depois, identificar os benefícios. Para que estou contratando? Por último, devemos elaborar o escopo do projeto com base nas respostas anteriores. Ademais, precisamos considerar para qual stakeholder estamos considerando o sucesso ou fracasso da contratação, não necessariamente todos terão a mesma opinião.

Para facilitar o processo de aquisições, existem algumas ferramentas à disposição, conforme abaixo:

• Análise make or buy – a utilização dessa técnica auxilia a determinar se cada pacote de trabalho do seu projeto pode ser melhor realizado internamente ou adquirido externamente considerando todos os custos relacionados (diretos e indiretos). Por exemplo, será que vale a pena produzir máscaras descartáveis ou é preferível importa-las da China? A utilização dessa técnica permitiria realizar uma análise coerente e chegar a uma conclusão;

• TCO – essa ferramenta de análise de custos que permite realizar uma estimativa para calcular os custos diretos e indiretos associados à compra e propriedade ao longo do tempo. Por exemplo, o que seria mais vantajoso, o afretamento ou a compra de uma embarcação? A ferramenta permitiria analisar os custos envolvidos na aquisição e também na vida útil do bem. Cabe destacar que, eventualmente, o baixo preço de compra pode se tornar oneroso ao se considerar outros fatores de custo associados às compras. Portanto, não devemos considerar apenas os custos “visíveis”;

• 5W2H - técnica composta por uma sequência de perguntas para avaliar a questão "X" e gerar um plano de ação. São as perguntas: What? Why? Who? When? Where? How? How much? Através das respostas geradas, é possível entender melhor qual o problema/oportunidade, detalhar melhor os pacotes de trabalho e quais aquisições devem ser realizadas.

• Canvas - ferramenta lógica e visual, composta por um quadro organizado em blocos de perguntas fundamentais (Por quê, O quê, Quem, Como, Quando e Quanto)

Conforme descrito no PMBOK, os processos de gerenciamento das aquisições é incluem: planejar o gerenciamento das aquisições, conduzir as aquisições e controlar as aquisições. Tendo em vista que na aula 1, foi abordado apenas o 1º item, não iremos discorrer sobre os demais.

O planejamento envolve as seguintes etapas:

1. Definir o que fazer ou adquirir na EAP e listar quais critérios e/ou requisitos deverão ser atendidos

2. Elaborar o mapa de aquisições do projeto

3. Definir o produto/serviço (Declaração de Trabalho)

4. Estabelecer critérios de avaliação – quais serão obrigatórios e classificatórios

5. Estabelecer quais cláusulas são relevantes à aquisição específica e a elaborar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com