TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de aula

Por:   •  10/12/2015  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 3

 KANITZ, Stephen. Ambição e ética. Revista Veja, 24 de Janeiro de 2011.

                                                                                                                                             Rafael Machado

Á poucas semanas e á muitos anos estamos ouvindo com muita frequência sobre a corrupção em nosso país. Logo lembramos que duas palavras são extremamente importantes para solucionar esse problema, vamos conhecê-las. Para isso iremos usar o texto “AMBIÇÃO E ÉTICA” de Stephen Kanitz que é mestre em administração e bacharel em contabilidade, o texto foi publicado pela revista Veja e é á partir dele que vamos tentar entender mais sobre ambição e ética.

Segundo kanitz ambição é tudo o que você pretende fazer na vida, é o empurrão para concretizar nossos objetivos e sonhos. Ele fala também que a mais pobre das ambições é querer ganhar dinheiro, ele diz “dinheiro por si só não é objetivo”, ilustrando através de um exemplo, que você pode viajar pelo mundo com o dinheiro desejado, mais que no fim da viagem estará na estaca zero.

O autor fala também que as pessoas mais infelizes que ele conhece são as pessoas mais ricas, elas têm assuntos e costumes chatos, diferentes de alguém com menos condições financeiras. Logo em seguida ele nos diz que não há nada de errado em ter ambição, pois um ato de acabar com a pobreza do mundo e eliminar a corrupção no Brasil esses sim são bons projetos ambiciosos.

Nosso autor diz que a ética é definida como os limites que nós colocamos na busca de nossas ambições e pode acreditar uma boa parte da população não sabe a definição do que é ser ético. Kanitz nos fala que “roubar, mentir pisar nas pessoas para conseguir nossos objetivos” é pura falta de ética, ele cita em um bom exemplo que a falta de ética começa bem cedo no âmbito familiar veja o exemplo de kanitz, “se o filho colou na prova, não importa desde que tenha passado de ano”. Nas escolas já é passado aos alunos que ética é ajudar as pessoas, mais para o autor isso não é ética é ambição.

Chegamos á conclusão de que, para o autor o problema está no momento em que decidimos primeiro pela ambição e depois pela ética, pois se em uma determinada situação percebemos que não conseguimos alcançar nosso objetivo a tendência é reduzir o rigor ético e não reduzir a ambição.

Embora falte ainda no texto muitas explicações e definições do que é a ambição e ética, o autor reúne nessa publicação fáceis palavras do conhecimento de todos, em uma revista de grande repercussão, o que é muito importante para que todos tenham o conhecimento e possa daí em diante colocar na pratica o que o autor nos diz, deixando também um despertar para os pais e professores que se aperfeiçoem mais nesses temas e passar esses conhecimentos para a nova geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com