TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica : Comunicação e Expressão

Por:   •  28/1/2018  •  Resenha  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  2.289 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E APLICADAS CURSO DE ENGENHHARIA ELÉTRICA[pic 1]

Aluno: Diogo Makes Gomes Terra

Matricula: 1728266

Disciplina: Comunicação e expressão

Professor(a): Glaucia Maria dos santos Jorge

                                 

                                           Comunicação e Expressão

Antes de tecer algumas considerações referentes á comunicação e expressão, se faz necessário entender o significado etimológico de cada palavra em questão. Segundo a definição do dicionário Aurélio, do latim expressione, o substantivo feminino expressão é o ato de exprimir; caráter e importância. Já, o substantivo feminino comunicação, do latim communicare; é o efeito ou meio de comunicar; atribuição mútua das propriedades da natureza divina á natureza humana de cristo.  Dessa forma, a Comunicação e expressão se faz importante em conscientizar o aluno da relevância do bom desempenho linguístico tanto no plano da aquisição de conhecimentos quanto no exercício profissional. As aulas são conduzidas de maneira a levar ao aluno a atingir os objetivos da disciplina.

O primeiro assunto a ser trabalhado na disciplina é a leitura e produção de textos, mas, o que é um texto “acadêmico”. O que caracteriza um texto acadêmico é, antes de tudo, o seu objetivo: ele veicula o fruto de alguma investigação cientifica filosófica ou artística. Assim o mesmo deve refletir o rigor, o ponto de vista critica a preocupação constante com a objetividade e a clareza que são parte características na pesquisa acadêmica.  Para um bom desenvolvimento de texto acadêmico é necessário que você tenha claro para si o tipo de texto que vai escrever e o publico a que ele se destina. Além do mais, leia alguns trabalhos significativos que se encaixem no gênero pretendido (tese, dissertação, monografia...) pra ter uma boa compreensão sobre como construir um trabalho correspondente.  Um dos meios mais usados recentemente para a construção de trabalhos acadêmicos, como que para diversas outras coisas, é a pesquisa na internet. Normalmente se é usado o site de busca google. Mas, há sites de busca específicos para a pesquisa de determinados conteúdos específicos. São sites cujos textos se diferem do lixo virtual e tem muito mais confiabilidade, como o google acadêmico, que é um sistema do google que oferece ferramentas especificas para que exploradores busquem e encontrem literatura acadêmica, como: Artigos Científicos, teses de doutorado, livros, resumos, etc. A pesquisa avançada do google é outra ferramenta que lhe permite ser bem mais  preciso e direto em relação ao conteúdo que se deseje pesquisar. Outros sites também oferecem um excelente trabalho em relação à pesquisa acadêmica, como o portal periódico da CAPES e a rede Scielo.  O portal periódico do Capes é uma biblioteca virtual que oferece o melhor da produção cientifica internacional. Já a rede scielo, também é uma biblioteca eletrônica que contém uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.  

Dando continuidade, uns dos temas de grande relevância a ser mencionado é o fichamento. Fichamento, como o próprio nome sugere, é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra. Além disso, um bom fichamento pode ser o ponto de partida para resumos ou resenhas e dar suporte precioso em artigos e no Tcc. Preparar um fichamento não é tão difícil, mas pode dar um pouco de trabalho se você não souber por onde começar. A dica é: antes de qualquer coisa, leia o texto. Após entender do que se fala, vá para uma segunda leitura, agora consciente do que está sendo tratado. Desta vez você terá mais propriedades para identificar os trechos que resumem melhor o assunto em cada segmento do texto e destacá-los. Após isso, você pode escolher entre um dos três tipos principais de ficha: Fichamento textual, de resumo ou conteúdo; Fichamento temático ou de citação; Fichamento bibliográfico.  Não podemos esquecer-nos do tema resumo. Resumo é uma apresentação de forma breve, porém precisa do conteúdo de um documento, sem interpretação crítica e sem distinção do autor na análise. Pode-se também dizer que resumo é uma breve redação que pretende recolher as principais ideias do texto.  Saber fazer resumos não é tão fácil quanto parece. A dica é: leia e releia o texto algumas vezes para se certificar de ter entendido tudo direito. Em seguida, ressalte o que a de mais importante no texto, ou seja, qual a sua essência. A intensão e buscar algumas palavras chave sobre o assunto, para te ajudar a se organizar, e também destacar no texto o que é mais importante. Organize o que você entendeu do assunto e é hora de escrever. Pegue o assunto pelo básico geral e depois passe para os assuntos específicos dentro daquela matéria. Busque sempre escrever com suas palavras.

Em comunicação e expressão o aluno deve também ser capaz de desenvolver uma boa resenha, mas o que vem a ser o mesmo e como desenvolver.  Resenha é uma nota que descreve ou resume aspectos mais relevantes de um texto ou de um conteúdo audiovisual, o que ajuda o leitor a conhecer mais profundamente a obra em questão, antes de sequer ter acesso directo à mesma. A resenha é divida em 2 tipos: Resenha descritiva e  Resenha crítica ou opinativa . Para o bom desenvolver de uma resenha é necessário ler e refletir sobre o texto a partir do qual será elaborada a resenha, e resumir as ideias principais do autor. Dentre essas ideias principais, selecione uma que será destacada e aprofundada.  Assim, emitir um julgamento de verdade, no caso da resenha descritiva ou de valor, na resenha crítica. Na resenha crítica a fundamentação também é necessária.  Desse modo, é só seguir as dicas e desenvolver uma excelente resenha.  Dando seguimento aos temas de mais ênfase em comunicação e expressão, temos o Relatório de leitura. O Relatório nada mais é uma síntese do que o livro apresenta, sendo, geralmente organizado em três aspectos principais: Introdução, conteúdo e conclusão. A dica para um bom relatório de leitura é: Primeiramente, leia e releia o texto até entender do que se trata o mesmo.  Em seguida anote a referência da obra: título, autor(es), editora, local e ano de publicação. E, em seguida apresentar uma pequena biografia do autor(um ou dois parágrafos). Na parte da introdução é feito uma descrição do panorama geral do livro. Na parte do conteúdo , é necessário aprofundar um pouco mais a analise do  assunto tratado e, ora finalizar, na parte da conclusão , e exposto suas observações e impressões sobre o livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com