TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica – Contribuição Metodológica para elaboração de artigos em finanças

Por:   •  26/11/2015  •  Resenha  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Aluna: Milenna Hellen da Silva Lima

Curso: Administração

Período: 6º                      Turma: manhã

Resenha Crítica – Contribuição Metodológica para elaboração de artigos em finanças

        Quanto aos objetivos a serem alcançados situa-se o leitor quanto ao cenário em que o seu artigo será publicado, de forma a lhe orientar nas decisões que irão ser tomadas na sua construção, para que a elaboração do seu conteúdo seja mais rápida e menos trabalhosa se o direcionamento proporcionado por orientações for seguido, trazendo ainda informações pertinentes relacionadas às limitações e inovações que podem de forma direta influenciar na melhoria do processo de construção do artigo.

A escolha do tema é tratada como uma das etapas fundamentais e se faz necessário que o orientando avalie tanto a relevância do que irá abordar quanto os objetivos que espera conseguir, pois, a partir disto terá a confiança necessária para prosseguir produzindo não só um texto, mas algo que contribuirá como fonte de conhecimento e exigirá dele a aplicação de seus conhecimentos. A forma como um artigo será avaliado depende de vários conceitos e reflete sua construção e profundidade, independente do tema. Trazer inovação, comprovando resultados e agregando conhecimentos à sociedade de forma geral é o que se busca tanto na academia quanto no mercado.

A pesquisa bibliográfica exige grande maturidade conceitual e conhecimento enciclopédico no tema e é a base para todas as demais e apesar da possibilidade de ser feita a partir da bibliografia, da experiência do autor ou de outras informações disponíveis exige do autor muitas informações culturais que podem tornar seus resultados mais úteis já que lhe permite definir melhor seus objetivos, conceituando-os.

O estudo de caso tem sua importância já que permite uma visão ampla de interferências ambientais, instiga a procura por fontes que possam lhe auxiliar a avaliar uma situação envolvida no contexto de mundo real como, por exemplo, balanços e questionários, sendo didático e trazendo estratégias alternativas a ser consideradas. Também se trata o estudo de multicascos como uma metodologia que não mantem um único foco e permite uma analise da variabilidade do ambiente se utilizando da comparação de casos para identificação de estratégias que podem vir a mudar desfechos de resultados a ser observados pelas organizações.

Apresenta-se a abordagem semi-estruturada como sendo uma ferramenta exploratória, uma forma mais profunda de estudo de caso que conta com a interação de entrevistados que é realizada por meio de entrevistas, roteiros e que pode vir a trazer resultados eficazes quando as respostas são exploradas e os objetivos explícitos.

A analise documental tem como objeto de estudo os documentos e apresenta como principal limitação o fato de que os documentos analisados expressam somente o que havia interesse em registrar à época em que foram produzidos mas traz sua importância quando a partir da análise de conteúdos se obtém relatórios que demonstram por exemplo, detalhes da gestão das organizações em determinados períodos, o que pode vir a fornecer explicações detalhadas e hipóteses alternativas.

O levantamento com base em questionários embora não tenta tanta profundidade, expressa uma realidade e demonstra a percepção das pessoas com relação à determinado assunto, embora nem sempre o entrevistado entenda a pergunta da mesma forma do entrevistador, esta metodologia mostra a percepção das pessoas e tem sua representatividade.

A análise econométrica de dados secundários tenta identificar as relações de causa e efeito que podem ser usadas para analisar variáveis como o impacto de ações ou de investimentos de departamentos sobre o valor das ações da empresa, embora enfrente limitações como a indisponibilidade de variáveis relevantes, tem sua importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com