TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Humor Incongurente

Por:   •  31/10/2019  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica apresentada à disciplina de Comportamento do Consumidor

Texto: Humor Incongruente, Efetividade da Propaganda e as Mulheres: Um Experimento no Facebook

Luciana Ribeiro

Martin de La Martinière Petroll

Fernanda Scussel

Claudio Damacena

Por: Thaís Arreguy Amado Corrêa de Araújo

No texto Humor Incongruente, Efetividade da Propaganda e as Mulheres: Um Experimento no Facebook os autores buscam analisar a real influência do humor incongruente – tipo de humor que apresenta contradições que formam uma ideia diferente, se opõe aos padrões estabelecidos e podem gerar surpresa e risos – e como esse tipo de propaganda pode realmente influenciar na decisão de compra das mulheres.

Com a competitividade cada vez mais acirrada e unindo o advento da internet e redes sociais, é importante que as empresas usem as ferramentas existentes, e que impactaram tanto a vida das pessoas a seu favor. A vinculação das propagandas nas redes sociais torna-se então um aliado na construção da relação entre usuários e empresas, a fim de despertar interesse de compra, nesse caso, através do humor incongruente, chamar atenção, despertar um maior envolvimento e conduzir a atitudes propicias que tragam intenção de compra. O Facebook é uma rede social que é muito utilizada nos dias de hoje, com alcance mundial, e principalmente no Brasil, é bastante disseminada, e por isso foi escolhida para a pesquisa, sendo que as mulheres constituem a maioria dos usuários. Sendo assim, foram escolhidos os seguintes aspectos do comportamento do consumidor a fim de se identificar a influência do humor incongruente e efetividade da propaganda nas mulheres: engajamento, atitudes e intenção de compra.

Por engajamento pode-se entender o real envolvimento do consumidor com a marca, fazendo com que este não só interesse pela marca, mas também fale dela para outras pessoas, de referências e recomendações. Através do humor incongruente, buscou-se então avaliar o quanto esse tipo de humor é capaz de realmente surtir efeito a respeito da marca anunciada sobre as mulheres usuárias do Facebook. Para realizar essa avaliação, foi criada então a seguinte hipótese: O humor incongruente inserido na propaganda veiculada no Facebook afeta positivamente no engajamento das consumidoras na forma de curtidas, compartilhamentos e comentários sobre a propaganda.

Já por atitudes e intenção de compra pode-se entender que são as atitudes que precedem a intenção, e cada usuária possui características pessoas que a influenciam nas atitudes e intenção de compra, o que permitiu criar outra hipótese para o estudo: O humor incongruente inserido na propaganda veiculada no Facebook afeta positivamente as atitudes do consumidor e sua intenção de compra.

Os autores fizeram uma pesquisa conclusiva causal, através de um experimento feito no Facebook, usando propaganda com humor incongruente e sem esse tipo de humor, de uma marca fictícia, criada exclusivamente para a pesquisa.

Através da pesquisa e confirmação das hipóteses pode-se então perceber que o engajamento e atitudes e intenção de compra são realmente influenciados pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com