TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Liderança

Por:   •  22/4/2022  •  Resenha  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual - bônus

Matriz

Disciplina: Gestão de Pessoas-0322-2_1

Turma: PGO_GPESPOSEAD-36_28032022_1

Nome: Gilberto Pereira

AULA Online escolhida: ROL 3

resenha crítica sobre a AULA Online

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras AULAS Online realizadas e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na AULA Online, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática abordada

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Título:

Resenha Crítica da Aula ROL 3 – Liderança

Informações sobre o conteúdo:

O conteúdo desta aula abordou temas relacionados a liderança, seus estilos, contextos históricos da evolução deste papel, assim como experiências de vida dos componentes da turma no papel de líder. Como pano de fundo utilizou-se o conteúdo do texto sobre liderança 4.0 de Robert Half, também foi destacado com grande exemplo didático de diferentes modelos de liderança o vídeo “Contexto de Mundo” por Ricardo Guimarães.

Síntese:

O papel de líder pode apresentar a seguinte dúvida, você se reconhece como tal? Se sim, qual é seu estilo na maior parte do tempo?

Na verdade, essa importante característica deve ser uma mescla de diversos atributos, podendo se destacar alguns que são individuais de sua personalidade ou de seu conhecimento técnico.

No entanto, para ser integrado ao novo modelo de liderança que aplicado em organizações que visam uma evolução e melhoria, é importante estar alinhado a aspectos importantes como: empatia, engajamento, resiliência e fornecendo feedbacks, mesmo que eles possam ser duros e enfáticos, faz-se necessário o uso do chapéu de gestor para que ocorra a correção de rota de desvios de processo.

Em um contexto histórico, os processos eram empregados com modelos antigos de liderança para atingir o resultado, como no período da revolução industrial em uma a gestão mecanizada voltada para que o colaborador fosse destinado a utilizar seu trabalho apenas para execução de tarefas pré-programadas.

Com o passar dos tempos, o modelo de gestão flexibilizado focado no desenvolvimento e no capital intelectual veio para ser o futuro de uma liderança alinhada as mudanças que ocorrem no mundo.

Nesta pauta, a exemplificação das mudanças estruturais e organizacionais da igreja católica com base na substituição da liderança conservadora para uma liderança mais voltada a evolução da sociedade indicam como deve ser o pensamento dos novos líderes da atualidade.

Crítica:

Os líderes que desejam estar capacitados para o turbulento, imprevisível e rápido contexto mundial, não podem estar fixados a modelos praticados em outras épocas do passado. É preciso valorizar como premissa a inovação e humanização em seu grupo de influência. O resultado deve estar associado ao que podemos contribuir a nível de novas ideias, prezando a qualidade e eficiência.

No entanto, quando necessário é importante demonstrar o papel de gestor e se voltar mais ao processo para garantir que as metas sejam atendidas conforme planejamento.  

Referências:

https://www.roberthalf.com.br/blog/gestao-de-talentos/lideranca-40-entenda-o-que-e-e-porque-implementar-em-sua-empresa-rc

https://www.youtube.com/watch?v=EdPS5LjT6Ts

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (943.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com