TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Recepcionista

Por:   •  13/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Rejane Nascimento nonato Urquiza

Curso: Recepcionista - JP.

Qual a importância das Relações Interpessoais, a Motivação, o Trabalho em Equipe, a Comunicação e a Liderança para a função de Recepcionista?

De acordo com os textos e vídeos da semana I e II, ao qual foi abordado personalidade, processos psicológicos (sensação, percepção, atenção, comunicação, emoção, memória) relações interpessoais, (pequenos grupos, intrapessoal, habilidades) comunicação, (elementos básicos, eficácia, o saber ouvir), liderança (definições, características, compromissos, estilos), trabalho em equipe, motivação. Percebe-se uma gama de informações todas atreladas e pertinentes ao comportamento do ser humano, seja ele familiar, social, no ambiente de trabalho.

As relações interpessoais se fazem necessário e tem sua importância para a qualidade de vida pessoal e profissional, o indivíduo que conhece bem seus sentimentos e emoções, consegue se expressar melhor e manter uma rede de relacionamentos, pautada a sua área de atuação e gostos pessoais. Elencado a isso temos a personalidade de cada indivíduo que tem suas características, tornando-o único. E os processos psicológicos embasam distintos indivíduos em distintas tarefas, no que, se refere ao desempenho. Em especial os processos psicológicos básicos que, independente de cultura ou classe social, é comum a todos os seres humanos. Aspectos mentais como sensação, percepção, atenção, memória, emoção, sentimento, linguagem e comunicação são exemplos de processos psicológicos básicos Tais aspectos são tanto inatos ao ser humano como também adquiridos a partir da interação com outros seres sociais. A comunicação é outro fator, responsável por transmitir mensagens claras, com o objetivo de aprimorar a rotina de trabalho. É de extrema importância para as organizações, pois visa passar informações, tomadas de decisões corretas e desenvolverem relacionamentos que integram e coordenam todas as partes. A liderança, por sua vez é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. (DRUCKER, 1996) A principal característica do líder é a confiança ou credibilidade, mais do que isso, ele complementa afirmando que “só é líder quem inspira confiança”, pois esta é o que garante a base para a construção de uma relação entre líder e seguidor; logo, uma vez quebrada, desfaz-se a relação. A liderança estimula grupos de trabalho e traz consigo a motivação ocorrida da busca por desafios, aventuras, novidades ou mesmo críticas motivando as pessoas.

Após as leituras e exposição acima do que foi abordado, fica claro que todos esses fatores mencionados são de indubitável importância para que uma recepcionista venha desempenhar seu papel em qualquer organização, princípios que, bem trabalhados faz da        função recepcionista um diferencial em qualquer lugar. A empresa terá um perfil de funcionária qualificada e de excelência, que sabe ter desenvoltura em qualquer demanda, colocando em prática as relações interpessoais, trabalho em equipe, com uma personalidade única, que sabe se comunicar e se portar postura inegável, carregada de empatia, motivação, confiança e liderança quando necessitar. Do contrário também, pode ocorrer quando o (a) profissional do cargo recepção não teve um bom treinamento, não se esforçou para tal função ou não tem interesse em agregar ao seu perfil os fatores listados acima e no material ofertado da plataforma, podendo acarretar problemas para ambas as partes empresa e recepcionista, portanto, reconhecer que um bom treinamento que explora elementos importantes é indiscutivelmente indispensável no cargo recepcionista, é um diferencial enorme, fazendo dessa recepcionista não só mais uma, mas sim a recepcionista que soube colocar em prática a missão que se propôs a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com