TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sistemas de Informação Gerencial

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Discente: Nattan Lopes Rodrigues

Disciplina: Sistemas de informação gerencial  

Resenha crítica do capítulo 4 do Livro: Sistemas de informações gerenciais.

O capítulo 4 do presente livro, é uma continuação do capítulo 2, que até então já foi discutido e comentado em sala. Nesta etapa do livro, o objetivo principal é entender os diversos componentes da infraestrutura de TI e suas formas de utilização nas diversas áreas, sejam elas em empresas ou de modo pessoal. Ao decorrer do capítulo são mostrados os grandes avanços tecnológicos dessa área e a grande importância do investimento em hardware e software na melhoria do desempenho da empresa.

As empresas contemporâneas exigem ampla variedade de equipamentos computacionais, software e recursos de comunicação apenas para funcionar e resolver problemas organizacionais básicos. A introdução do capítulo cita um exemplo da empresa Cars.com, onde demonstra que para uma empresa ser bem-sucedida é necessário um ótimo sistema de informação, pois a falta deles pode atrapalhar os planos de crescimento. Neste exemplo, a empresa possuía uma gama de tecnologias ultrapassadas e em várias versões, o que fazia com que a equipe de sistemas de informação gastasse mais tempo para tentar integrar sistemas e softwares legados do que desenvolvendo aplicações que atendessem às novas demandas do negócio. Como solução a empresa utilizou servidores mais eficientes e poderosos, uma série de ferramentas de software IBM e uma arquitetura orientada a serviços (SOA) que torna muito mais fácil a tarefa de gestão, além de ser capaz de se adaptar de modo a acomodar picos no tráfico da web, cargas crescente de transações e novas oportunidades de negócios.  

No capítulo 1   foi definido o conceito de infraestrutura de tecnologia de informação (TI) de uma empresa, este tópico foi descrito com mais detalhes nesta etapa atual do livro, no qual foi mostrado do quanto se necessita de um computador e como ele está presente nas diferentes atividades de uma empresa seja ela pequena ou grande e a utilização do PC seja interna ou externa. Cada computador exigirá um sistema operacional e uma ampla gama de softwares aplicativos capazes de lidar com planilhas, documentos e arquivos de dados. O agrupamento de todos os elementos como computadores, servidores e softwares resultam na descrição resumida do que é a infraestrutura de tecnologia da informação.

Para melhorar a eficiência as empresas precisam encontrar softwares adequados a suas necessidades, pois enfrentam muitos desafios e problemas que podem ser resolvidos por computadores e sistemas de informação. Para que a adesão de computadores, softwares e outros sistemas de informação seja feita de forma correta, a empresa deve saber quais são as suas necessidades, pois existem computadores de diversos tamanhos com diferentes recursos para o processamento, desde os menores dispositivos de mão até os mainframes e supercomputadores. Um mainframe é um computador de alto desempenho e grande capacidade, capaz de processar gigantescas quantidades de dados com extrema velocidade. Já um supercomputador é um computador mais sofisticado, de projeto especial, usado para executar tarefas que requerem cálculos complexos e extremamente rápidos, com milhares de variáveis, milhões de medidas e milhares de equações. Certas empresas preferem utilizar a computação em grade, que é um supercomputador virtual, capaz de executar a mesma função do supercomputador só que usando a capacidade combinada de milhares de computadores e PCs conectados em rede, o que faz com o que seu custo seja muito mais em conta, por esse motivo se torna mais atraente.

Novas plataformas computacionais digitais móveis surgiram como alternativa aos PCs e grandes computadores. Atualmente muitas funções e atividades podem ser executadas por vários dispositivos mais compactos e móveis como celulares e smartphones, esses dispositivos de comunicação assumiram muitas assumiram muitas funções dos PDAs, incluindo transmissão de dados, utilização de internet, transmissão de e-mails mensagens instantâneas, exibição de conteúdo digital e troca de dados com sistemas corporativos internos. Um volume cada vez maior de computação empresarial está sendo transferido de PCs e máquinas desktop para esses dispositivos móveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com