TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso: Monte Bianco

Por:   •  4/11/2019  •  Monografia  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

Vladmir Pavlichenko

Trabalho da disciplina Contabilidade

                                                                     Tutor: Prof. Cláudia Basílio

Araruama/RJ

2019

Estudo de Caso de Harvard: Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro 

Referência: ROBERT L. SIMONS, ANTONIO DAVILA, Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.

O estudo de caso trata da empresa Cafés Monte Bianco, empresa italiana, de Milão, e com mais de 80 anos de mercado. Tal empresa é famosa por oferecer produtos de melhor qualidade na Europa, produzindo cafés do tipo Premium e de outras qualidades.

Comandada pelo Sr. Giacomo Salvetti, que viajava o mundo visitando plantações de café, a empresa se tornou conhecida pela alta qualidade de seus cafés.

A empresa estava mesmo bem posicionada no mercado, devido ao investimento o em marcas próprias para duas importantes cadeias de supermercados italianos, o que segou as finanças da empresa nos tempos de crise.  O senhor Salvetti passou a investir de forma mais agressiva no mercado.

Realizou mudanças nas linhas de produção, aumentando a produção das marcas próprias e reduzindo a produção do café Premium, devido aos recursos financeiros limitados.

A empresa passou a cogitar investir apenas na produção de marcas próprias, saindo assim de sua essência, que era a produção dos cafés Premium, que a havia colocado numa posição de destaque internacionalmente. O senhor Giacomo, agindo de forma sensata, decidiu recolher mais informações financeiras, para que uma decisão tão importante fosse tomada, informações que o fornecessem com mais a lucratividade da estratégia de atuar apenas em marcas próprias. Solicitou um levantamento financeiro mais detalhado.

Foi verificado que o mercado de marcas próprias era mais rígido com relação aos preços e capacidade de fornecimento, apesar do custo de produção ser menor. A escolha por este mercado faria com que a empresa tivesse uma redução de custos em todos os setores da empresa. Além disso, este tipo de café poderia ser estocado, facilitando assim o plano de produção, já que o Premium não poderia, por ter um nível de qualidade bem mais alto.

Outra vantagem seria ter também uma economia com despesas de vendas, diminuiria em 75% os custos de P&D e em 50% as despesas administrativas.

Apesar de todas as vantagens, não ledo em consideração o fluxo de caixa da empresa, pois enquanto o café Premium era negociado com recebimento para 30 dias, o café de marcas próprias era negociado por 90 dias.

Sendo assim, seria mais viável explorar os dois mercados, pois manteria a sua hegemonia, credibilidade e essência através da produção de cafés Premium e explorar o mercado de marcas próprias, que trazem todas as vantagens citadas acima e é menos vulnerável às instabilidades econômicas.

Podemos concluir que, seria interessante fazer um investimento em infraestrutura para explorar estes dois mercados, para manter sua credibilidade e atuar num mercado estável e em crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com