TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de caso em referencia tem como pauta uma importante decisão que deve ser tomada pela empresa CAFÉS MONTE BIANCO

Por:   •  27/4/2018  •  Artigo  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

LUIS HENRIQUE MEDEIROS FERREIRA

Trabalho da disciplina Contabilidade,

                                                                                 Tutor: Prof. Claudia Basilio.

BELO HORIZONTE

2016

Estudo de Caso:

CAFÉS MONTE BIANCO:

ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO.

REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L., DAVILA, Antonio, HARVARD BUSINESS SCHOOL, 07 de Novembro de 2000.

O estudo de caso em referencia tem como pauta uma importante decisão que deve ser tomada pela empresa CAFÉS MONTE BIANCO.

        Trata-se de uma empresa Italiana, fundada em Milão no início do século passado por Mario Salvetti, caracterizada por ser uma empresa familiar onde suas tradições foram passadas por gerações até chegar ao neto do fundador, que atualmente é o presidente da empresa. A Cafés Monte Bianco, constituiu sua boa reputação por toda a Europa, pois, selecionava os melhores grãos de café espalhados pelo mundo, além de possuir um laboratório com 6 pesquisadores que constantemente realizavam pesquisas com fulcro em encontrar as melhores combinações de café e também trabalhando com produtos já existentes no mercado.  

        Em meados dos anos 2000, a empresa passou por um momento de recessão econômica onde a ramificação de produzir cafés para grandes supermercados italianos com marcas próprias foi a atividade que a salvou dessa crise, já que antes o seu foco principal era na produção de cafés Premium.

        Diante a esse bom resultado obtido no período de crise, a empresa se viu em um impasse, continuar focando no café Premium, ou apostar no que deu certo?

        Foi aí que o presidente da empresa decidiu reunir os executivos das mais variadas áreas da empresa, diretores do marketing, financeiro, produção e planejamento estratégico.

        Frase do presidente: “Nós estamos prestes a tomar uma decisão que pode afetar o futuro de nossa empresa. Eu espero que cada um de vocês tenha informações adequadas para embasar seus argumentos. Não quero perder tempo com argumentação infundada. Quero dados.”

        Foi então que os executivos colocaram a mão na massa para tentar reunir toda e qualquer tipo de informação de cada setor que fosse ajudá-lo a tomar a decisão que seria responsável pelo futuro da organização.

        Para que essa decisão fosse tomada algumas informações o autor nos trouxe sobre a empresa. Pretendendo superar todo o sucesso de seu avô, o atual presidente Giacomo Salvetti, tomava medidas agressivas para chegar a esse êxito. Uma delas foi o aumento da produtividade da empresa, que em 2000 era de 350.000 quilos/mês, e no final deste ano passou a ser de 450.000 quilos/mês, para que isso ocorresse a empresa teve que desembolsar um investimento de 6 bilhões de libras com vida útil de 15 anos.

        Após realizar esse agressivo investimento na capacidade de produção, surgiu o grande questionamento, como iriam alocar toda essa capacidade de produção sendo que o café Premium produzido pelas Café Monte Bianco, já não estava sendo o principal fonte de arrecadação da empresa? Será que era a hora de mudar o foco para a produção e distribuição de café para os supermercados através de marcas próprias?

        Em contrapartida ao grande sucesso das marcas próprias, outro ponto, fora levantado pelo o diretor de P&D da empresa Roberto Bianchi, deixar de produzir o café Premium, faria com que a empresa perdesse sua tradicionalidade, a empresa estaria traindo a missão do seu fundador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com