TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do capítulo gerenciamento de processo

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade União Araruama de Ensino – Fac. Unilagos.

Bacharelado em Administração de Empresas

Trabalho sobre o capítulo 01 do livro “Gerenciamento de Projetos –

O Processo Gerencial.”

Capítulo 01 – Gerenciamento de Projetos Moderno.

Catiana Nicolau Palmerim

Haglissy Soares Catharino de Souza

Larissa Alves de Oliveira

Quezia de Souza Silva

Tiago Ruy Saavedra Pires dos Santos

Araruama

2017

GERENCIAMENTO DE PROJETOS MODERNO

Projetos são extremamente importantes!

Em qualquer organização que deseja alcançar patamares mais elevados no mundo globalizado, dinâmico e em constantes mudanças em que vivemos, o planejamento e elaboração de um projeto se torna essencial. A elaboração de projetos, para a concretização de objetivos é algo fundamental a ser feito.

Seja em que área for: administração, engenharia, arquitetura, medicina, ciências... é de suma importância que um projeto seja elaborado, até porque, deve-se ter início, meio e fim, para que haja satisfação do cliente, seja em relação a uma construção de prédio, um novo remédio para se combater uma doença ou um novo produto ou serviço.

O gerenciamento ou gestão de projetos contempla também o setor público, e não somente a iniciativa privada, pois para que haja melhorias de cunho social e ambiental em localidades ou cidades, projetos precisam ser bem elaborados, viáveis, precisos, bem organizados e com o intuito e foco de proporcionar melhorias significativas; daí serem os projetos tão importantes.

O PMI (Project Management Institute) – em português: “instituto de gerenciamento de projetos”, é o órgão internacional que certifica e chancela os projetos das empresas e organizações que buscam relevância no cenário empresarial.

Já entendemos que projetos tem início, meio e fim, diferente das rotinas do dia a dia de uma organização. Desta forma, cada vez mais, passa a haver a necessidade de bons gerentes, com qualificação e dinamismo necessários para a boa execução de um projeto, seja ele privado ou público. Cada vez mais torna-se imprescindível que os ambientes acadêmicos de ensino superior deem destaque ao estudo do gerenciamento de projetos, pois isto estimulará os futuros gestores a

elaborarem e administrarem com excelência os projetos, que redundarão no atingimento dos objetivos propostos.

Entende-se por projeto “o desejo ou intenção de fazer ou realizar algo no futuro; um plano ou descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado”.

Em linhas gerais, um projeto possui três (03) características:

(01) Tempo (deve haver início, meio e fim);

(02) Recursos (pessoas, ferramentas, dinheiro, materiais etc);

(03) Realização de algo que (em um sentido geral) não existia anteriormente.

Devemos também ter o entendimento sobre o que um projeto não é: Ele não é um trabalho diário, no sentido de rotina; não é algo repetitivo, no sentido de que é feito sempre e nem é algo muito abrangente, por ser o projeto algo específico, com um fim específico e claro.

Projetos, normalmente, tem a ver com empreendedorismo, inovação e desenvolvimento.

Na sequência, entenderemos melhor as nuances desta questão.

GERENTE DE PROJETOS

Explicitando agora sobre os gerentes de projetos, foi dito o que é um projeto e sua a importância do seu gerenciamento.

Então para se fazer um projeto ,ele deverá ser gerenciado por alguém, mas qual é o perfil dessa pessoa, quais suas responsabilidade, quais as habilidades que ele devera ter?

Então devemos entender que cada fase de um projeto exige do gerente de projetos diferentes habilidades e em todas elas ele desempenha um papel extremamente relevante, e com isso são exigidas certas habilidades tais como:

 Excelente habilidade de comunicação;

 Capacidade de negociação, seja com clientes, com a equipe e com o restante da empresa, ou seja, os satkeholders;

 Ser capaz de comunicar e disseminar o prazo que o projeto deve cumprido;

Além do que já foi dito anteriormente:

 Ser qualificado;

 Ser dinâmico.

Essas qualidades supracitadas são apenas algumas elencadas, dentre tantas outras. Sua principal tarefa é assegurar a preparação do projeto, com garantia de qualidade técnicas, recursos aprovados e em comum acordo com todos.

Ao começar um projeto o gerente deve ter uma ideia bem clara de como vai terminá-lo e o que acontecera no decorrer do projeto e para ter sucesso dependerá muito da postura do gestor.

CICLO DE VIDA E PROJETO

O ciclo de vida é realizado por intermédio da integração de alguns processos, processo esses que se iniciam com sequência de fases que vão do começo ao fim, de um projeto.

Essas fases permitem a visualização geral do projeto, desde o inicio ateé a conclusão, facilitando o estudo e a aplicação das técnicas administrativas de projetos. Citamos elas, as quais são:

 Iniciação: define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto. Este processo aborda:

o Realização do termo de abertura, no qual liga o projeto ao trabalho em andamento da organização e autoriza o seu desenvolvimento;

o Identificação das partes interessadas, identificando pessoas e

organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de

documentação das informações relacionadas aos seus interesses,

envolvimento ou impacto no sucesso do projeto.

 Planejamento: momento em que se planeja e organiza o trabalho para cumprir as necessidades do projeto ou fase. Este processo aborda:

o Documentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com