TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Filme: Moneyball – O homem que mudou o jogo

Por:   •  6/11/2019  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  2.762 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Estratégico Empresarial

Resenha de Filme: Moneyball – O homem que mudou o jogo

Lançado em 2011, o filme Moneyball, é mais que um filme esportivo, é um grande exemplo que um bom planejamento estratégico e uma boa gestão empresarial pode alcançar grandes resultados. Visto da perspectiva de pequenas empresas, que constantemente lutam por espaços entre grandes corporações, os filmes traz grandes ensinamentos.

O filme conta a história de um ex-atleta, e, atualmente, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, Billy Beane, que após fracassar como jogador da MLB, decidiu seguir a carreira de gerenciador. A questão é que em sua temporada anterior, Beane perder não só a decisão, como também seus três melhores jogadores, todos contratados por times mais ricos que oferecem salários bem maiores, longe da realidade dos cofres do time gerenciado por ele.

Diante dessa situação, Billy conhece o novato analista Peter Brand (o “cara dos números), e reinventam o processo de formação do time. Juntos, eles montam o grupo com base em suas estatísticas, isto é, dando mais enfoque ao grupo e não às habilidades individuais e com isso conseguem obter grandes resultados diante de times estrelados e com maior poder aquisitivo. O processo de escolha e contratação dos jogadores passava-se a ser baseado em seus KPI’s, assim como ocorre no planejamento estratégico de muitas empresas.

Moneyball realmente é um filme sobre negócios, sobre gestão, sobre planejamento, onde Beane e Brand demonstram que quando se estuda os números, as estatísticas é possível ser competitivo em meio aos “grandes”. Para mim, o filme traz uma mensagem muito forte as pequenas e médias empresas, mostrando-as que através de um bom planejamento, de uma boa estratégia é possível conseguir grandes vitórias e grandes resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com