TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme "O JOGO DA IMITAÇÃO"

Por:   •  24/8/2021  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme: “O JOGO DA IMITAÇÃO”

O filme é dirigido por  Morten Tyld no ano de 2014 e é inspirado na história real do criptoanalista britânico Alan Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch.  Poderia ser apenas um filme biográfico, mas se torna emocionante porque fala de superação, união, identidade e confiança.

Tem como cenário a Inglaterra da Segunda Guerra Mundial e conta a história do matemático brilhante e lógico, que precisa lidar com seus problemas de relacionamento com basicamente todos que conhece. Durante a guerra, Turing é um dos gênios contratados para decifrar a máquina Enigma, que se trata da máquina em que o exército alemão se comunicava por meio de códigos, coube aos matemáticos britânicos, decodificar as mensagens e entender cada passo que os alemães davam na guerra.

Apesar de suas atitudes, Turing logo se torna líder da equipe e iniciou um processo de criação de uma máquina que descobriria as mensagens enviadas, mesmo sendo desacreditado por todos, exceto pela sua amiga e companheira de trabalho Joan Clarke. Tal arrogância tratou de ser vencida durante a época em que ele batalhava na máquina de decodificação, isso porquê sua equipe passou a conhecê-lo e decifrá-lo para entender como lidar com seu comportamento complexo, trabalho semelhante ao que

ele mesmo se empenhava na máquina. Dessa forma, tornou- se possível saber quais seriam os futuros atos e ataques dos nazistas.  A estimativa da invenção da máquina é que houve a redução de pelo menos 02 anos a duração da guerra e, consequentemente, houve a redução de mortes.

Além disso, o filme retrata a questão da mulher.  Turing escolheu para fazer parte de seu seleto grupo Joan Clarcke interpretado por Keira Knightley, sendo a única mulher entre os homens. Uma jovem de 25 anos que sofreu preconceito por parte de seus pais por ser a única mulher contratada para decifrar a Enigma, e apesar de ter vivido em uma época em que o preconceito era explícito buscou seu espaço e mostrou que era tão fundamental no grupo quanto os homens. Com o intuito que ela não retornasse para sua cidade natal e para que continuasse ajudando Turing no trabalho, ele pede Joan em casamento, noivando com Joan mesmo ele sendo homossexual.

No final temos a Segunda Guerra Mundial sendo encerrada muito antes do que se esperava, temos a triste separação da equipe e o fim deprimente de Alan Turing. O matemático complexo é condenado pelo governo britânico por homossexualidade, que era considerado um crime na época, e como sentença ele recebeu duas opções, passar dois anos na prisão ou passar por um doloroso processo de castração química.  

 O filme é um drama de guerra que nos ensina a perceber que existe muito acontecendo ao nosso redor, mas muito mais acontecendo dentro de nós mesmos, porque apesar de Turing estar criando uma máquina para acabar com a guerra ele faz isso principalmente como um desafio pessoal de sempre se superar não para impressionar os outros, mas a ele mesmo, além de ter que lidar com casamento, pressão da sociedade e preconceitos contra homossexuais.  Além disso, o filme nos ensina não somente a importância do trabalho, mas também a forma como nos enxergamos, o que sentimos e as pessoas que escolhem os para caminhar do nosso lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com