TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Planejamento e Controle

Por:   •  25/7/2021  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Ciências Administrativas

Planejamento e Controle Gerencial

Resenha Capítulo 6: Sistemas de alocação de dois estágios e de custeio baseados em atividades

Athinson, et al.

O capítulo trata de sistemas de alocação de custos, onde se apresentam duas etapas que, normalmente, são utilizadas em procedimentos de custeio em produtos convencionais.

No entanto, antes de explicar como funciona o sistema de dois estágios, ele apresenta os conceitos de departamentos de produção e departamentos de serviços. O primeiro seria responsável direta por converter matérias primas em produtos acabados, e o segundo, são grupos que apóiam a produção, como setup de máquinas, engenharia de produção, manutenção de máquinas, programação da produção, dentre outros.

Assim, o autor coloca que, em sistemas de alocação em dois estágio, faz-se, no primeiro estágio, à identificação de todos os custos de apoio, incluindo aqueles oriundos dos serviços de suporte, para o departamento de produção. Já o segundo aloca os custos de apoio acumulados nos departamentos de produção aos produtos individualizados, subsidiados a medidas relacionadas a cada produto unitário, como mão de obra direta ou horas de maquina gasta na fabricação de cada produto.

O autor elucida que em sistemas de custeios tradicionais a alocação de produtos fabricados em lotes pequenos ou em volumes anuais pequenos são subcusteados porque os custos relacionados aos lotes e a sustentação do produto são alocados em proporção ao número de unidades.

Nesse sentido, o custeio baseado em atividades atua sobre essas distorções pois preza o uso de direcionadores de custos separados para cada atividade distinta e os aloca aos produtos com base em direcionadores de custos separados para cada unidade, ao lote, a sustentação do produto ou a sustentação das instalações, quando necessário.

Por fim, o autor coloca que os princípios do custeio baseado em atividades também se aplicam aos custos de apoio administrativo, por exemplo vendas e distribuição, tanto em organizações industriais quanto de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com