TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Política Públicas

Por:   •  14/7/2017  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA SOBRE POLÍTICAS PUBLICAS

Esta resenha será realizada sobre o primeiro capitulo do livro “políticas publicas”: os conceitos básicos, da pagina 11 á 70 da professora Maria das Graças Rua.

Essa resenha tem como objetivo esclarecer alguns conceitos básicos e analises de políticas publicas.

Sociedade é um conjunto de indivíduos que tem interesses e recursos de poder diferenciados, que se interagem uns com os outros e sua principal característica é sua diferenciação social, e por serem diferentes são múltiplas as contribuições a vida comunitária como: habilidades, talentos, ofertas de serviços e demanda, também possui atributos diferenciados: idade, sexo, renda, escolaridade e etc. Por ser complexa a relação de indivíduos com diferenciações múltiplas frequentemente geram possibilidades de cooperação conflitos e competição. A cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas, a competição é uma forma de interação social. O conflito é próprio da vida coletiva, porem para que a sociedade possa sobreviver e progredir o conflito deve sobreviver e progredir dentro de limites administráveis, para isso existe dois meios para a administração desses conflitos: a coerção e a política.

A coerção consiste na ação de reprimir, de refrear. A política é a força exercida pelo Estado para valer o direito, é a resolução pacífica para os conflitos, porem, o conceito de política é amplo, “ é possível delimitar um pouco mais e estabelecer que política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relação de poder e que se destinam a resolução pacífica dos conflitos quantos a bens públicos (Rua 1998).” Política no inglês politics faz menção as atividades políticas diferencia a política publica da decisão política (policy), mas que toda política publica implica em decisão política. A analise de políticas publicas é encontrar problemas onde a soluções podem ser tentadas, é uma empreitada multidisciplinar que visa interpretar as consequências e as causa da ação do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com