TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Redes Sociais

Por:   •  22/9/2020  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Redes Sociais

O artigo “Como os gestores planejam seu comportamento nas redes sociais online”, cujos autores são Leonardo Quintas Rocha e Rafael Jesus Silva Ramos foi escrito em 2017 e tem como objetivo compreender como os gestores planejam seu comportamento nas redes sociais online.

        Após uma breve introdução em que a ascensão das redes sociais é explanada, os autores chamam atenção à dinâmica de interação nas mesmas, dada pelo compartilhamento de informações, e ressaltam os riscos à privacidade que essa prática pode causar. Além disso, o objetivo da pesquisa é reafirmado ao ressaltar a intenção de compreender o comportamento do indivíduo em aspectos pessoais e profissionais nas redes sociais. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e utiliza a técnica do incidente crítico, que contribui positiva ou negativamente para um fenômeno. Ao todo, nove gestores de diferentes idades, sexo e cargos foram analisados e entrevistados para que os autores pudessem concluir o estudo.

        De acordo com o relatório Global Digital Statshot de 2019, hoje metade da população mundial já tem contas em redes sociais e, em relação ao desempenho das mesmas, o Facebook lidera com quase 2 bilhões de usuários. O crescente aumento da adesão às redes sociais pode ser justificado pelo fácil acesso e pela possibilidade de aumentar interações e facilitar o acesso à informação. Dessa forma, é possível observar que o uso das redes sociais influencia no comportamento e promove a aproximação entre pessoas, profissionais e empresas, que usam das mesmas para dar visibilidade aos produtos e serviços oferecidos por ela ao mercado.

        Como as informações podem ser facilmente acessadas, o comportamento nas redes sociais tende a ser planejado, principalmente por parte dos gestores. A Teoria do Comportamento Planejado “avalia e prevê as intenções e comportamentos do individuo em situações que o mesmo pode não apresentar condições de controle de seu próprio comportamento”. Assim, segundo o artigo, um comportamento é o resultado da intenção do individuo em realizá-lo e essa intenção está ligada às normas subjetivas do individuo, à sua atitude relacionada ao comportamento e ao controle do comportamento percebido.

        Com o intuito de compreender como planejam seu comportamento nas redes sociais, nove gestores de diferentes idades, sexo e cargos foram entrevistados. Ao serem questionados sobre a motivação da criação de uma conta no Facebook, os entrevistados relatam sobre a intenção de aumentar o networking, monitoramento de familiares menores de idade e divulgação do trabalho. A respeito da exposição de sua imagem, alguns preferem não expor suas opiniões nas redes por receio da má interpretação e de como isso poderá afetar sua imagem profissional e outros não demonstram preocupação e afirmam sempre expressar suas opiniões.

        Dessa forma, o estudo concluiu que os gestores sempre possuem uma motivação inicial para criarem um perfil em redes sociais e que, mesmo que de inicio ela seja de cunho pessoal, acaba desencadeando um elo com o círculo profissional do mesmo. Notou-se também uma dificuldade em gerenciar as ferramentas do Facebook que permitem o melhor direcionamento dos conteúdos publicados por essas pessoas e que, geralmente, gestores planejam seu comportamento sem levar em consideração seus valores.

        Assim, é possível entender a importância do uso de redes sociais não só para fins de entretenimento, mas também para a construção de perfil que seja agregador na carreira profissional de quem utiliza. A divulgação do trabalho e a criação de uma rede de contatos são de extrema importância na construção da imagem profissional. Entretanto, é preciso ter cuidado com o conteúdo compartilhado, já que o mesmo pode ser acessado por colegas de trabalho e superiores. Dessa forma, ressalta-se a importância de manter um planejamento do conteúdo a ser exposto nas redes sociais a fim de manter uma boa imagem pessoal e profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com