TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Criatividade

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

        Com o desenvolvimento do dia  a dia ficou ainda mais claro a importância das empresas se reinventarem , e a melhor forma de acompanhar a tendência mundial é incentivando a criatividade entre seus funcionários, quebrando assim a rotina tradicionalista de como os empreendedores estão acostumados. A criatividade tem que ser vista como uma ferramenta de inovação e de melhora de desempenho da organização empresarial da qual faz parte. Para que as mudanças sejam efetivas, é necessário uma mudança na estrutura organizacional da empresa, incentivando os colaboradores a terem liberdade para criar, a criatividade é um fator que pode ser praticado e melhorado em todas as pessoas e não uma exclusividade de algumas pessoas que receberam um dom.

        A elevação da importância da criatividade trouxe mudanças drásticas ao mercado, a partir daí surgiu a problemática de como obter controle sobre o ato de criar já que é algo intangível, percebeu-se que o produto da criatividade é a inovação e seria essa a nova moeda de mercado as empresas perceberam que para conquistar espaço no mercado elas tinham que estar sempre criando, ao incentivarem a criação de novos produtos criou-se de acordo com MEZZÁROS (2002) a sociedade do descartável,  pois, o número de mercadorias criadas aumentou drasticamente, fazendo com o um produto novo ficasse obsoleto em questão de meses. O desenvolvimento econômico ficou preso ao um ciclo vicioso, onde a empresa cria um produto inovador e ao mesmo tempo já está desenvolvimento que vai tornar o primeiro obsoleto em pouco tempo.

        Todas essas mudanças ocorridas criaram termos que até o momento não se falavam, um deles é termo da industria da criatividade, que tenta estabelecer quais setores fazem parte dessa indústria e quais não deveriam ser conectados a ele. Existe uma divergência entre os estudiosos do assunto entre o termo indústria criativa e indústria cultural, a indústria cultural está mais ligadas a atividades de artes, museus, exposições entre outros, já a indústria criativa está ligado a algo mais palpável a todos da sociedade, a algo mais comum a todos como a arquitetura, o designer, propaganda e diversos outros.

        Um dos setores que mais sofre influência da tendência do incentivo a criatividade, é o setor da tecnologia da informação o que é totalmente compreensível já que é muito dinâmico e está sempre evoluindo, outro fator é o fato de que o desenvolvimento de tecnologia é o mais propício para atribuição de valor ao intelecto. A industria da criatividade está crescendo a passos largos, e o desenvolvimento da tecnologia da informação é também uma das causas que auxiliou esse desenvolvimento, o processamento das informações obtidas possibilitou a grande expansão da inovação do que consumimos. Portanto fica claro a relação como uma via de mão dupla que a indústria da criação e o setor da tecnologia da informação possuem.

        Sendo um dos conceitos mais discutidos nos últimos anos a criatividade ganhou um espaço que antes era reservado a indústrias de manufatura e continua crescendo nos tempos atuais. Entender como incentivar a criatividade dentro de uma empresa e quais mudanças ela causa no mercado é essencial para acompanhar o desenvolvimento econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com