TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Ensino e Pesquisa em Gestão de Pessoas

Por:   •  17/9/2022  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Administração de Pessoas I  -  Profa. Raissa Dália Paulino

RESENHA DE ARTIGO

Identificação do aluno:

Nome do aluno:

Dayane da Silva Soares Santos

 

I - Identificação da Obra:

AMORIM A. C.; COMINI G. M.; FISCHER A.L. Ensino e pesquisa em gestão de pessoas/gestão de recursos humanos no Brasil: convergência ou divergência. – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2019.

II - Resumo das ideias do Autor

O que chamamos hoje de gestão de recursos humanos (GRH) teve origem devido o processo de industrialização e globalização, imposta pelo assalariamento. O ensino e pesquisa em RH no Brasil surge a partir dos anos de 1970 em diante, onde a questão do trabalho tornou imprescindível a emergência do GRH como campo de estudo e área de ensino expressiva nos meio acadêmico e profissional. Por estar relacionado diretamente aos profissionais de RH, o ensino de GP em cursos de administração, por exemplo, teve um pouco de resistência.

Referente ao dilema de convergência e divergência no ensino e na pesquisa de GP, foi constatado, por autores que estudam o GRH, uma tendência de convergência das práticas de RH entre os diferentes países estudados, mas isso não quer dizer que as organizações alcancem os mesmos objetivos e cheguem ao mesmo lugar. Diante do cenário de mudanças na sociedade e no mercado de trabalho, evidencia-se que o sucesso das organizações passa por uma boa GP, que precisa eliminar os obstáculos ao trabalho bem-feito e aos bons resultados para as pessoas e organizações e estimular o aprendizado para a paciência e a tolerância, elementos indispensáveis à vida social.

III - Opinião sobre o Texto Lido

        Realizando a leitura do material proposto podemos observar como foi a evolução e inserção do que conhecemos hoje como gestão de recursos humanos nas organizações, e como o processo de globalização interliga os estudos e pesquisas sobre suas práticas entre diferentes países. Na minha opinião a evolução dos estudos e práticas do GRH é de grande relevância para que as empresas atinjam seus objetivos. Apesar das mudanças na sociedade e no mercado de trabalho serem constantes as práticas de GRH tem conseguido alinhar os objetivos das empresas dando maior prevalência aos sentimentos e opiniões dos indivíduos no trabalho.

Observação importante:

  • ao final, o trabalho deverá caber em UMA página, no máximo, em letra Times New Roman tamanho 12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com