TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Teoria da Administração Científica

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

No início do século XX surgiu a Escola da Administração Científica que se baseia na ênfase das tarefas, que teve como principal fundador o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que ocasionou através das suas ideias uma evolução na área administrativa e industrial. Seu objetivo foi utilizar métodos científicos aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial, tendo como principais mecanismos a observação e a mensuração, sendo uma forma de eliminar o desperdício e elevar os níveis de produtividade por meio de métodos e técnicas da engenharia industrial. Na época Taylor observou que havia falhas na área administrativa, então resolveu procurar por meios de estudos, formas para solucionar estes problemas que comprometia o resultado da produtividade. Seus estudos foram divididos em dois períodos.

O primeiro período corresponde à época do lançamento do livro Shop Management (1903), que aborda a ideia de técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do estudo de tempos e movimentos. Taylor começou a abordagem do seu estudo de baixo para cima em relação à empresa, ou seja, começou abordando o trabalho dos operários. Analisou detalhadamente a realização da tarefa de cada um dos operários, a decomposição dos seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Neste processo ele observou que um operário produzia muito menos do que era capaz e que se, o operário que era mais produtivo percebesse que recebia a mesma remuneração salarial de um operário que era menos produtivo, este perderia o interesse de trabalhar e não produziria de acordo com sua capacidade. A partir desta observação surgiu a necessidade de criar condições de remunerar mais a quem produzia mais, cujo objetivo era aumentar a motivação dos operários, visando o aumento da produtividade.

A racionalização do trabalho o levou a criar os princípios da Administração, para que fossem aplicadas em diversas situações da empresa industrial, sendo eles: pagar melhores salários e reduzir os custos de produção; aplicar métodos científicos a fim de estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris; os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que possam seguir normas; devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executarem suas tarefas para que a produção normal seja cumprida; e a administração precisa criar um ambiente agradável e civilizado, e os empregados devem colaborar e dar assistência aos companheiros de trabalho.

O segundo período corresponde à publicação do livro The Simples of Scientific Management (1911), foi quando percebeu que a racionalização do trabalho operário deveria acontecer com uma composição geral da empresa para tornar adequado com a aplicação de seus princípios. Para ele, as indústrias da época passavam por três dificuldades: a vadiagem dos operários que reduziam intencionalmente a produção para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Outra dificuldade era a falta de conhecimento da gerência em relação à rotina de trabalho e tempo necessário para realização das tarefas. Enfim a falta de padronização das técnicas e dos métodos de trabalho.

Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo a ciência. A tentativa de substituir métodos de trabalhos empíricos em métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho, que se fundamenta nos seguintes aspectos: análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos: é observada a execução dos movimentos de cada operário, a decomposição de tarefas em uma sequência ordenada de movimentos, na qual diminui os movimentos inúteis enquanto os movimentos úteis são simplificados para reduzir o tempo gasto e o esforço feito, sendo que estes movimentos são cronometrados para determinar o tempo médio que um operário gastaria para cumprir sua tarefa, nesse tempo era adicionado o tempo elementar (esperas, tempos de saída dos operários para necessidades pessoais, entre outras) para resultar o tempo padrão, tendo como resultado a padronização do método de trabalho e tempo utilizado para a execução da tarefa; estudo da fadiga humana: redutor da eficiência analisa os movimentos humano e possui tripla finalidade, evitar movimentos que são desnecessários na execução das tarefas, executar poucos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico e com uma sequência apropriada dos movimentos; divisão do trabalho e especialização do operário: com a finalidade de aumentar a produtividade e com a ideia que a eficiência aumenta com a especialização, cada operário tornou-se especializado em uma única tarefa para ajustar-se aos padrões descritos e as normas de desempenho definidas pelo método; desenho de cargos e tarefas: especificar a tarefa, os métodos de execução e as relações com os demais cargos; incentivos salariais e prêmios de produção: a remuneração baseada na produção de cada operário, o empregado era estimulado a produzir mais e ganhar na proporção de sua produção; conceito de homo economicus: toda pessoa é influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais, sendo o homem motivado a trabalhar pela necessidade de dinheiro para viver, as recompensas influenciam nos esforços individuais do trabalho e produz muito mais do que é verdadeiramente capaz; condições ambientais de trabalho: conjunto de condições de trabalho que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminui o esgotamento do operário; padronização de métodos e máquinas: com o intuito de reduzir a desigualdade no processo produtivo e como consequência eliminar o desperdício e aumentar a eficiência; supervisão funcional: existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional sobre os mesmos subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com