TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica sobre artigo

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE OS ARTIGOS:

HSBC GLOBAL CONNECTIONS. Sustentáveis e Competitivas. Exame, São Paulo, Edição 1083. ANO 49. N. 3.

FURLAN, Flávia.; VIEIRA, Renata. A Vida sem Água. Exame, São Paulo, Edição 1083. p. 20 , ANO 49. N. 3.

VIEIRA, Renata. A Boa Gestão da Escassez. Exame, São Paulo, Edição 1083. p. 30 , ANO 49. N. 3.

KOJIKOVSKI, Gian. sete Perguntas para Nir Erez. Exame, São Paulo, Edição 1083. p. 114, ANO 49. N. 3.

Entre os quatro artigos apresentados circunda um tema que ganhou destaque no mundo em face de sua relevância na sociedade, no governo e nas empresas. A sustentabilidade passa a trazer ameaças e oportunidades cujas consequências podem ser um diferencial competitivo. Nesse sentido os autores, com base na realidade brasileira, apresentam algumas empresas que se antecipam e tomam medidas para se precaver do racionamento, enquanto outras já estão tendo prejuízos por conta da falta de água.

A ideia central do artigo publicado pela HSBC Global Connections enfatiza a importância da variável ecológica sob o enfoco empresarial ao apresentar o ranking das 100 empresas mais sustentáveis de 2015 no mundo, evidenciando que os investimentos em estratégias ambientais e sociais agregam valor aos negócios. Já as autoras Flávia Furlan e Renata Vieira em seu artigo a vida sem água, avaliam a situação atual no Brasil com as estimativas de esvaziamento dos reservatórios de água, apresentando as grandes mudanças para a população e no ambiente em que as empresas operam com o provável racionamento de água e energia.

Renata Vieira em seu outro artigo a boa gestão da escassez, ressalta que São Paulo e o Ceará foram os dois primeiros estados brasileiros a criarem leis de gestão da água, porém estão em situações diferentes em relação ao seu planejamento de capacidade de abastecimento de água em longo prazo. Ela ressalta que mesmo no quarto ano de seca o modelo de gestão de água em Fortaleza proporcionou a garantia de abastecimento urbano maior do que a grande São Paulo. Por fim, No artigo Sete Perguntas, o autor Gian Kojikovski apresenta um quadro de oportunidades na atividade ambiental para uma organização. Com sete perguntas para Niz Erez o criador do aplicativo Moovit que informa os horário do transporte público, apresenta um ganho de destaque significativo com medidas para ajudar a minimizar o uso de carros e a emissão de CO2 no planeta.

Inicialmente, os autores compatibilizam o tema da gestão ambiental no contexto de atuação das empresas sob um cenário aonde o processo decisório empresarial vai além das condições econômicas e que envolvem um caráter social e de qualidade de vida da população. Entre os problemas ambientais mais comuns definidos universalmente, ficou evidente que o uso da água têm sido explorada de maneira extremamente irracional no brasil, sem qualquer controle e planejamento do governo. Espero que esses indicadores chamem a atenção da população em relação a necessidade do uso mais consciente da água, prática essa ainda muito limitada no país e ignorada pelo governo. O problema ambiental no brasil não se reduz à deteriorização dos recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com