TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Metodologia de Gestão de Documentos Eletrônicos

Por:   •  8/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

Resenha Crítica de Caso

Débora Sousa da Cunha da Costa

Trabalho da disciplina: Metodologia da gestão de documentos digitais

                                                    Tutor: Prof. Marcelo Vasques

Vitória - ES

2020

GESTÃO E PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS DE ARQUIVO: REVISÃO DE LITERATURA – PARTE 1

Referência:

Thomaz, Kátia P. Gestão e preservação de documentos eletrônicos de arquivo: Revisão de Literatura – Parte 1, Arquivística.net, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 8-30,jul../dez.2005 Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PHORTE/Biblioteca_50832/Biblioteca_50832.pdf. Acesso em 27 de julho de 2020.

Trata-se de um artigo sobre a gestão e preservação de documentos eletrônicos de arquivo, onde é possível vislumbrar que a produção de informações por meios digitais aumentou significativamente nas últimas décadas. Com isso, surgiram inúmeras maneiras de armazenar essa informação, porém, esses meios de armazenamento eram instáveis e foram sendo substituídos por novas formas de armazenamento que eram incompatíveis com as outras.

Essa problemática é oportuna para pesquisa sobre a preservação digital, convergindo as áreas de biblioteconomia, arquivologia, ciência da computação e a indústria de tecnologia de armazenamento de dados, cujos interesses estão voltados para a definição de mecanismos para representação de dados em formato digital.

O início das discussões sobre os desafios do documento eletrônico para os arquivos foi o relatório preparado pelo professor Robert Henri Bautier em 1971. De acordo com as recomendações deste relatório, o ICA criou um grupo de trabalho para tratar do assunto, que organizou o primeiro seminário em Chelwood, na Inglaterra, em 1974, onde foi confirmada por Cloulas as tendências de crescimento apontadas por Baultier.

Em uma palestra ministrada por Lionel Bell foi destacado, pela primeira vez, os problemas da relação entre arquivistas e profissionais da computação, onde os arquivistas consideravam o ambiente dos computadores muito técnico para reconhecer o valor do documento eletrônico.

Nos anos de 1980, o problema dos documentos eletrônicos começaram a aumentar significativamente, surgindo assim a pesquisa internacional sobre o uso do computador nas instituições arquivísticas.

É importante destacar que, em 1994, Dollar, em sua análise considerou a informação contemporânea ligada ao que denominou “três imperativos tecnológicos”, a saber: a natureza mutável da documentação, a natureza mutável do trabalho e a mudança da própria tecnologia.

Uma questão importante levantada por Gravel foi sobre a separação ainda existente da responsabilidade entre o profissional da computação, que é o detentor do conhecimento de programação de computadores e o profissional dos arquivos que são detentores do conhecimento de gerenciamento de arquivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com