TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Programa “O Sócio – Episódio Tonnie’s Mini”

Por:   •  9/11/2021  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Ana Flávia Malta de Oliveira

MBA Gestão Estratégica de Pessoas

Resenha do Programa “O Sócio – Episódio Tonnie’s Mini”

        O referido episódio conta a história da Tonnie’s Minis, comércio de cupcakes em Nova Iorque. Tonnie sempre adorou cozinhar e em 2006 abriu seu primeiro comércio em Nova Iorque, e conseguiu fazer grandes vendas.

        Entretanto, Tonnie vivia pegando dinheiro emprestado (de sua esposa, mãe, irmã, agiotas, entre outros) para cobrir as despesas. Ele já foi forçado a fechar duas lojas, e a sua loja atual não está prosperando. Visualizando esta situação, sua esposa resolveu escrever para o programa “O Sócio” a fim de resolvê-la.

        O ramo de cupcakes gourmet é próspero, e além do mais Tonnie criou uma ideia que se chama “monte seu cupcake”, onde o próprio cliente escolhe os sabores, recheios e personalizam os mesmos com toppings.

        No reconhecimento da situação, Marcus, o apresentador e sócio em potencial, encontrou diversos problemas que justificam o insucesso de Tonnie, tais como: não há processos definidos, o espaço é pequeno e a fachada desatrativa, vendas em queda, dívidas crescendo, alto custo de produção, desperdício de produtos e matérias-primas, e o fato de Tonnie insistir em expandir o negócio enquanto ele mal sobrevive.

        Em um primeiro momento, Tonnie achava que seu negócio era supervalorizado, e pediu 600 mil dólares por 20% da propriedade. Marcus não concordou e ofereceu US $ 125 mil para uma participação de 25% do negócio. Houve então, um pequeno debate, mas por fim Tonnie aceitou a proposta e concordou em ter Marcus 100% responsável pelos negócios.

        Para sanar as questões, primeiramente Marcus calculou o custo unitário, para saber se, de fato, o negócio era lucrativo. Para isto, ele contabilizou tudo que Tonnie não considerava, além da matéria-prima: aluguel, empregados, energia, seguro, manutenção, material de escritório, e telefone. Marcus chegou então à conclusão que o preço de custo unitário, na realidade, era $53 centavos, enquanto Tonnie  estimava equivocadamente a $33 centavos cada.

        Logo após, como fachada da loja não era nem um pouco vistosa, e por dentro ser muito apertado, o que não atraia potenciais clientes, Marcus fechou a loja para iniciar a reforma. Entretanto, durante a mesma, o teto desabou, pois não havia sido erguido adequadamente, obrigando Marcus a gastar mais $30.000.

        Posteriormente, a missão era abaixar os custos de produção e assim Marcus terceirizou a produção dos cupcakes, deixando apenas para customizá-los na Tonnie’s Mini e assim aumentar a margem de lucro.

        Também foi feito um trabalho de captação de novos clientes, tanto fixos quanto nas ruas, distribuindo amostras e convidando as pessoas para a reinauguração do estabelecimento.

        Após Marcus visitar o novo local de negócios, que já estava com contrato de locação assinado por Tonnie, e um embate, Marcus reitera que não havia uma base sólida para o negócio e não é lógico ter um novo empreendimento incerto. Tonnie aceita, contrariado.

        Por fim, Tonnie pagou algumas dívidas, a loja foi reinaugurada, processos foram revistos; e eles projetaram uma receita bruta de US $ 1.100 por dia, que totaliza US $ 140.000 por ano. Acredita-se então que, com a direção de Marcus, a Tonnie’s Mini alcançará os objetivos traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com