TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Qual é a tua obra

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Curso: Administração

Disciplina: Teoria Geral da Administração

ANNA BEATRIZ AZEVEDO ARAÚJO

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO:

“ QUAL É A TUA OBRA? ”

São Luís- MA

2018

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética/ Mario Sergio Cortella.24. Ed- Petrópolis, RJ: Vozes,2015.

Em, qual é a tua obra, do filósofo Mario Sergio Cortella. Foi abordado de forma estruturada a importância da Gestão, Liderança e Ética para uma organização, mantendo sempre o papel do líder como a parte essencial. Os capítulos são curtos e densos, com formatos variando entre exemplos, citações e parábolas, entretanto, os temas são tratados de forma bem clara, provocando forte reflexão no leitor.

Na primeira parte aborda como tema central a Gestão, dando ênfase na importância na busca de um sentindo, por meio da espiritualidade que é a capacidade de olhar que as coisas não são um fim em si mesma e que sempre existirá razões mais importantes na vida, como o próprio líder espiritualizado que tem a função de inspirar, elevar seus colaboradores e não rebaixar as pessoas diante das situações, pois todos nós devemos ser respeitados como se fosse o outro e não como um estranho. O “problema” da espiritualidade é quando ela vem à tona trazendo a angústia. Segundo o filósofo alemão, Martin Heidegger a angústia é a sensação do nada. Mas a espiritualidade ela vem como um desejo forte de que a vida tem um sentindo e de que ela não se esgota em um momento ruim, seja ele no trabalho, na família ou até mesmo na vida pessoal.

O autor resgata trechos da história para explicar o significado de certos comportamentos em relação ao trabalho como a associação do trabalho como um castigo, um fardo ou uma provação. A explanação dessa associação começa no período do século II A.C até o século V com a formação da sociedade greco-romana (sociedade essa que cresceu em sua exuberância a partir do trabalho escravo), passando pelo mundo medieval em que a relação foi senhor e servo (formação dos feudos) mudando a relação de escravidão para servidão, e finalizando com o mundo capitalista europeu que exportou o trabalho escravo para fora da Europa. Países como Brasil e Estados Unidos foram todos construídos sob a lógica da exploração do outro. Ainda hoje o trabalho está ligado ao castigo, pois as pessoas não conseguem conciliar o trabalho com a vida pessoal e esquecem que elas devem se ver naquilo que elas fazem, por isso é fundamental o reconhecimento por parte do líder com o seu liderado, trabalho está ligado diretamente com os resultados obtidos. Quando trabalhar se tornar um prazer as pessoas se tornaram mais satisfeitas.

O professor Cortella recorre à física quântica para mostrar a cura para casos crônicos de arrogância e falta de humildade. Em resposta à pergunta "você sabe com quem está falando?", o autor sugere uma resposta com uma força metafísica. Afinal, seja "você" quem for, é apenas um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie entre outras 3 milhões já classificadas, que vive num planeta que gira em torno de uma estrela, que é apenas uma entre 100 bilhões que compõem uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. E ainda tem gente que se acha e ainda age com arrogância e esquece que estamos no mesmo nível em relação a nossa dignidade e que devemos agir com humidade. Por isso, uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem, devemos ter medo de pessoas com muitas certezas, pois, elas não têm medo de arrisca e inovar e só os seres que arriscam erram e só se aprende quando o erro é corrigido, por isso não se deve temer ao erro.

No mundo do trabalho, atribui-se ao homem e a mulher a responsabilidade de se desenvolver cada vez mais pela sua trajetória profissional, contudo, a relação de lealdade em relação a empresa diminui e fez com que os gestores tenham mais dificuldade em ter a permanência dos melhores funcionários na empresa. O salário motiva as pessoas, entretanto, ninguém fica em um ambiente de trabalho no qual ele não é reconhecido e que não tem prospecção futura na empresa. Por isso que uma empresa inteligente é aquela que usa a educação ao seu favor, trazendo treinamentos aos seus funcionários, oferecendo cursos e dando oportunidades de crescimento na organização. A educação é um valor intrínseco na sociedade e no mundo do trabalho, é um valor inclusive de empregabilidade. Pois é perceptível que quando a empresa investe nos seus funcionários a sua credibilidade e fidelidade aumenta.

Segundo o pensador alemão Karl Mark, só é possível chegar ao reino de liberdade quando o reino da necessidade está absolutamente resolvido. Hoje em dia as pessoas entram muito em conflito na hora de escolher um curso de aperfeiçoamento, uma pós-graduação ou até mesmo um emprego, pois o conflito maior é fazer por que eu gosto ou por que é bem remunerado?  Segundo o autor as pessoas deveriam vê essas situações apenas como etapas que terão um curto prazo e no final iram trazer ótimos benefícios. Um exemplo: pouca gente gosta de fazer dieta, quando alguém faz uma dieta, passa por um desconforto temporário mas tem em mente que aquele desconforto se tornar um estimulo quando obter os seus resultados. Na mitologia grega, é chamada de jornada do herói, pois ele é aquele que antes de chegar ao ápice, apanha, sofre, e depois começa a dar a volta por cima. Para dá mais ênfase é importante não confundir cansaço com estresse, pois você tem cansaço quando uma atividade lhe exige bastante, mas apesar disso ela se torna prazerosa e o estresse se instala quando aquilo que você faz lhe exige, mas você não vê a razão de fazê-lo. Respondendo o conflito é importante entender a razão daquilo que se está fazendo, caso contrário só irá obter estresse.

Seguindo a linha de pensamento de Immanuel Kant que se avalia a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar, para isso é necessário ter audácia que é planejar, organizar, estruturar e principalmente enfrentar e não perder as oportunidades. Em uma organização é fundamental observar os pequenos detalhes, pois a longo prazo eles podem se tornar um grande problema. A busca da excelência exige ação, para estabelecer novos paradigmas é necessária organização e que as pessoas ajam com maior segurança e eficácia, pois o que acontece muito nas organizações é que o problema é encontrado, mas a solução dele vai sendo adiada a cada dia e isso a longo prazo é péssimo, pois outros problemas surgiram e tudo vai se misturando e virando uma bola de neve, por isso é preciso coragem para enfrentar o desiquilíbrio momentâneo e garantir a estabilidade mais adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com