TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto : " Esudos da administração"

Por:   •  29/8/2015  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                  [pic 1]

Aluno: Murillo Alves Chagas Cipriano

Matrícula : 13/0015547

Disciplina: Fundamentos da Administração Pública

Resenha 1 : “ O estudo da administração”

O tema central do texto gira em torno de desenvolvimento da administração pública, de como ela foi introduzida e o porque de ser tão importante para o Estado. E bastante interessante a reflexão que é feita sobre o quanto tardio foi o início do estudo da ciência da Administração, que foi levada a sério a partir do século XIX.

Havia o consenso de que a administração era a parte mais evidente do governo, que ela era a ação, o controle, o planejamento das ideias do Estado. Porém, o governo, na verdade, a sociedade em geral não considerava a forma de administração como um dos fatores principais para a constituição de um Estado; a própria Constituição, que deveria ser objeto de atividade da Administração, era vista como uma causa de boas ações, o que é inconsistente, pois a constituição de algum território só será bem definida quando as partes da sociedade que constituem o Estado cumprirem suas respectivas funções e de maneira eficiente. Para todos os fatores citados anteriormente, a administração é a premissa para todos os projetos, devido á sua atividade de gerir, dirigir, planejar, traçar objetivos e controlar.

A administração, principalmente a pública, torna-se essencial cada vez mais, pela complexidade que os diferentes setores da sociedade vem se formando. Naquela época onde o texto foi escrito, já estavam sendo criadas as vertigens que tornam o mercado complexo, de modo a transformar um pequeno comércio sem grandes variações ou opções de serviços a um vasto e infinito campo de opções, de empresas em diversos setores e diversas atividades, que atingem diretamente as funções que o Estado precisa exercer para controlar a economia, o bem estar, os requisitos básicos para a sociedade ser desenvolvida. As dificuldades da ação governamental vem crescendo com o passar do tempo e está tornando cada vez mais difícil administrar uma constituição do que elaborá-la. As funções administrativas aumentaram e, com isso, a estrutura se torna complexa e a máquina administrativa precisa funcionar e bem. Nesse o ponto, o texto esclarece que é  necessário haver a ciência da administração para retificar as trilhas do governo, tomar as decisões mais eficientes, fortalecer e purificar a organização e exercer seus deveres de maneira efetiva.

Finalmente, é possível denotar que o texto redigido no século XIX designa bem as funções da administração e o papel que ela possui nas atribuições do governo. Foi bastante produtivo e claro no objetivo principal que é desenvolver o conceito da administração não apenas no setor privado como no público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com