TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Ética

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Análise Bíblica e a vida empresarial

Textos base: Êxodo 20. 1 -17, Deuteronômio 5. 7-21, Mateus 5. 1-12, Lucas 6. 20- 36.

Vitoria Delatore, 4806.

Em ambos os textos bíblicos encontramos os ensinamentos de Deus, que apesar de serem escritos há séculos, continuam sendo válidos até hoje, e podemos observar certas semelhanças entre algumas leis de Deus e as leis do mundo natural, tornando-se válido então para todos (inclusive para quem não acredita em Deus).

        Os dez mandamentos, ao meu ver, são “conselhos” de Deus para o bom convívio em sociedade, nele encontramos regras éticas e bem estruturadas para nortear o relacionamento e vida humano.

        Quando você analisa estes ensinamentos, e os coloca sob uma ótica empresarial, fica simples e fácil entender que Deus quer o nosso bem, tanto que nos deu um “manual de instruções” que devem ser nosso “guia de bolso”. Por exemplo, o primeiro mandamento é “Amar a Deus sobre todas as coisas”, como podemos analisa-lo perante uma perspectiva organizacional? Ora, se eu amo a Deus sobre todas as coisas, aprecio a justiça porque Ele é justo, faz parte de mim a integridade, porque Ele é integro, etc. Talvez o mais polêmico seja o sábado, onde Deus diz para descansarmos. Mas, se colocarmos isto sob uma análise criteriosa, levando em conta que Ele é nosso pai, o porquê não trabalhar no sábado? Ao meu ver, Deus quer, acima de tudo, que nós não nos esqueçamos dos nossos valores, quem nos mantém de pé, quem é a nossa estrutura, que está conduzindo e dando as forças diárias para superar todas as adversidades do dia-a-dia. Aceitei este mandamento porque, chego a ouvir Deus dizer, que Ele não quer apenas nosso tempo, Ele quer nossa vida completa, uma vida de entregas diárias, e parar um dia para ser grato, para nos silenciar perante uma semana de lutas, perante um mundo de tragédias, para orar e estar em comunhão com Ele.

        Nós sabemos que a vida acadêmica ocupa uma boa parte do tempo, ainda mais se essa for conciliada com a vida profissional, e que muitas vezes esquecemos nossa família, e esquecemos até de nós mesmos, desencadeando uma série de problemas, inclusive, depressão. Parar um dia, respirar e cultivar seus valores, é basicamente necessário.

        No “Sermão da Montanha” Jesus diz sobre o cuidado, e a preocupação com o bem-estar o outro. Podemos aplicar este ensinamento sob qualquer ótica. Mas, analisando novamente, a questão organizacional, conseguimos fazer um paralelo com os “Dez Mandamentos” e colocar Mateus 5:7 ao lado dos mandamentos 8 (não levantar falso testemunho) e 10 (não cobiçar). Quando você traz estes ensinamentos juntos, podemos completa-los, num resumo simples, apesar do ambiente de trabalho ser competitivo, eu devo me preocupar com o bem-estar do outro, trazendo à tona uma palavra muito usada, a empatia. Mas, como fazer isso? Evitando fofoca, burburinho, estar em rodinhas que não são bem vistas, não cobiçar a vida, o cargo do outro, mas sim transformar essa “cobiça” em motivação para todos os aspectos da sua vida.

        Acredito que Deus deseja que cresçamos de uma forma ética e bem estruturada, que tenhamos fé para superar os momentos difíceis e ajudar quem precisa, sem nos esquecer de quem nos mantém em pé, sem esquecer dos nossos valores, e da nossa família, e não deixar o dinheiro sucumbir a felicidade, ser feliz por saber que temos um Deus que está por nós, e não apenas estar feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com