TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Planejamento Capítulo 5 - Administração no Contexto brasileiro

Por:   •  7/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO – RESUMO DO CAPÍTULO

  1. O que é planejamento? Por que ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas ao planejamento formal nas organizações?

Planejamento é a função administrativa responsável por definir os objetivos da organização e os planos de ação que permitam que eles sejam alcançados. Planejar faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização, proporcionando senso de direção, focalizando esforços, maximizando a eficiência, reduzindo o impacto no ambiente definindo parâmetros de controle, atuando como fonte de motivação e comprometimento, potencializando o autoconhecimento organizacional e fornecendo consistência para a tomada de decisão. Em contrapartida, as principais críticas ao planejamento formal são de que ele não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional e, além disso, inibe a criatividade, a invenção e a ousadia.

  1. Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?

Os objetivos especificam os estágios futuros que a organização busca atingir, enquanto os planos estabelecem os meios para alcança-los. Por exemplo, uma empresa que precisa aumentar o lucro de vendas tem aí seu objetivo, o planejamento de compra de materiais, produção e vendas seriam os planos para concretizar o que foi almejado. Os planos podem ser estratégicos, táticos e operacionais. Os planos estratégicos abrangem a organização como um todo, e serve para posicionar a mesma perante seu ambiente externo. Os planos táticos traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização. Os planos operacionais identificam os procedimentos e processos requeridos, sustentando também as atividades dos planos táticos e estratégicos.

  1. Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características?

Para que os objetivos sejam bem definidos eles devem ser específicos, mensuráveis, desafiadores, porém alcançáveis, definidos no tempo, coerentes e hierarquizáveis. É ideal que os objetivos possuam essas características, porém, quando os objetivos não as possuem ainda é preferível que eles sejam estabelecidos do que a ausência deles.

4. Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação? 

As etapas do processo de Administração Estratégica são:

  • Diagnostico da situação atual: Processo de monitoramento do ambiente organizacional, para que se identifiquem as oportunidades e os riscos atuais e futuros.
  • Estabelecimento das diretrizes: refere-se às intenções da organização “aonde ela quer chegar” “o que quer ser”.
  • Formulação Estratégica: essa etapa define como garantir que a organização alcance seus objetivos. Formular estratégias é, portanto, projetar e solucionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais.
  • Implementação Estratégica: Nesse momento são colocadas em pratica todas as decisões que foram tomadas a partir das etapas anteriores.
  • Controle Estratégico: A última parte do processo, ele se concentra no monitoramento e na avaliação do processo de administração estratégica, garantindo que tudo funcione de maneira eficiente e eficaz.

A Implementação Estratégica seria mais importante, pelo fato de que de nada adiantaria preparar uma excelente estratégia se essa não for implementada e conduzida no momento certo e por profissionais adequados. 

Não é possível iniciar o processo pela implementação, pois, antes disso, deve-se haver um planejamento e análise dos recursos necessários para um bom resultado.

5. Qual é o propósito da analise SWOT? Elabora a analise SWOT de uma empresa brasileira que conheça bem.

SWOT é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”, traduzidas para o português elas significam “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”. Seu propósito é estudar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, identificar as oportunidades e ameaças do ambiente, e os pontos fortes e fracos da organização.

Analise SWOT – Cacau Show

S (Forças)

Produtos de qualidade

Possui nome no mercado

Inovações nos produtos.

W (Fraquezas)

Espaço físico

Fornecedores

O (Oportunidades)

Ampliação

Fácil comercialização.

T (Ameaças)

Concorrência

Aumento do preço da matéria prima.

Climatização da loja.

6. Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo? De exemplos.

Estratégia de crescimento: podendo ser interno quando a organização pretende ter uma estratégia de expansão direta, desenvolvendo e ampliando os mercados onde está presente ou os seus produtos, e externo quando a organização amplia sua atividade ou entra em novas áreas de negócio.

Estratégia de estabilidade: quando empresas buscam se manter no tamanho atual ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas nas orientações estratégicas da organização.

Estratégia de retração: redução do nível de operações de uma organização que ocorre quando a empresa passa por um período de dificuldades.

7. O que é matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? Quais são as diferenças e semelhanças entre a matriz BCG e a matriz GE/McKinsey?

A Matriz BCG é uma metodologia criada na década de 70, por Bruce Henderson, que permite analisar graficamente os produtos de uma marca em relação ao seu desempenho no mercado. A ferramenta permite identificar, através da análise gráfica, quais produtos tiveram bom desempenho e devem ser mantidos e quais estão requerendo muito esforço, mas não estão gerando os resultados esperados.

Ela apoia a formulação da estratégia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com