TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Mini Casos

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 2

(1) 1. A PROMOÇÃO DE MARCELO

Marcelo Gonçalves é um engenheiro bem-sucedido. Em função do seu desenvolvimento profissional, Marcelo foi promovido a Gerente do Departamento de Novos Produtos da Eletromecânica Paraíso. Está feliz da vida, mas extremamente preocupado.

Em toda a sua carreira profissional sempre trabalhou com coisas concretas: novos produtos, protótipos de produtos, especificações de materiais, limites de tolerância para controle de qualidade e afins. Está acostumado a trabalhar com medidas exatas, números, tamanhos e materiais concretos. Con­tudo, nunca lidou com situações abstratas e nem com pessoas. Agora, tornou-se o responsável por uma equipe de 30 funcionários sob seu comando, entre engenheiros, técnicos, designers, projetistas e desenhistas.

Seu principal desafio passou a ser lidar com pessoas e com situações. Sua maneira lógica, matemática e quantitativa de ver o trabalho precisa ser substituída rapidamente por uma maneira mais abrangente, flexível, psicológica e humana para ser bem-sucedido na nova posição. Marcelo não tem a menor idéia sobre como gerir seu novo departamento, nem como conduzir sua equipe. Percebeu que muitos profissionais como ele - engenheiros, economistas, médicos, advogados, psicólogos etc. - quando bem-sucedidos em suas respectivas profissões tendem a ser promovidos a gerentes em suas empresas e deixam de lado as suas especialidades para assumir posições administrativas.

Por onde Marcelo deveria começar?

Identifique o caso: Marcelo um engenheiro bem sucedido, recebe uma promoção de trabalho para assumir um novo cargo na empresa Eletromecanica Paraiso, no qual ele ainda não possui muita experiência.

Descreva o problema: Marcelo deixará seu cargo onde possui muita experiência, para atuar em uma área desconhecida onde terá que liderar, treinar e incentivar uma equipe de 30 funcionários.

Descreva a solução proposta: Para um bom desenvolvimento no novo cargo Marcelo deveria começar conhecendo sua nova função e a sua equipe.

(2) 2. Habilidades do administrador

Há dois anos, Márcia trabalha na Intertech, empresa que sempre oferece oportunidades de desenvolvi­ mento para os seus funcionários. Em uma reunião da diretoria, Márcia ficou sabendo de sua futura promoção para o cargo de gerente do departamento financeiro da companhia. A primeira preocupação de Márcia foi: estou realmente preparada para assumir o novo cargo? Quais as habilidades que deverei possuir para enfrentar os novos desafios da função? Como deverei ser uma administradora competente?

Identifique o caso: Marcia trabalha na Intertech e foi promovida para o cargo de gerente de departamento financeiro.

Descreva o problema: Marcia esta insegura para assumir o novo cargo, não sabe se esta preparada para essa vaga e esta preocupada com as habilidades que devera possui de agora em diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com