TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini caso - Como imprimir racionalidade à @Iert?

Por:   •  24/10/2021  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Como imprimir racionalidade à @Iert?

  Para tornar a empresa @lert com um verdadeiro modelo burocrático, Feliciano deverá estudar alguns tópicos necessários para fazer uma mudança que sentirá. Tanto ele, como seus funcionários deverão se adaptar a uma “nova” organização.

Feliciano Alpert fundara a @Iert há alguns anos e imprimira nela todo o seu carisma pessoal. Agora que acabou o impulso inicial e a empresa crescera o suficiente, Feliciano pretende organizar e burocratizar sua empresa para imprimir racionalidade no sentido de evitar perdas e desperdícios decorrentes da improvisação e da falta de planejamento.

  De início, importante Feliciano ter em ciência o que é uma Crise de sucessão. Nada mais é que: se os indivíduos se ausentam, morrem ou se aposentam, são substituídos por outros pelo critério de qualificação técnica e a eficiência da organização não é prejudicada. Porém, a ausência ou morte de um chefe não-burocrático da organização - único indivíduo perante o qual as identificações são pessoais e não-burocráticas - provoca uma crise de sucessão. Este é um dos primeiros papeis que deverá ter ciência que será um ponto forte para se tratar.         

A burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização. Todavia, ao estudar as conseqüências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, Merton notou também as conseqüências imprevistas (ou não desejadas) que levam à ineficiência e às imperfeições. A essas conseqüências imprevista, chama-se disfunções da burocracia. Merton salienta que os cientistas deram muita ênfase aos resultados positivos da organização burocrática e descuidaram das tensões internas, enquanto o leigo, ao contrário, tem exagerado as imperfeições da burocracia.

Além disso, a necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, conseqüentemente, de papelório. Portanto, deve ter ciência de que é importante ter uma empresa burocrática, porém, com limites, para que o excesso não atrapalhe o que poderá ser mudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (20.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com