TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Estudos de Casos

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo de caso

McDonald’s e sua cadeia de suprimentos

M

cDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.

Um restaurante McDonald é operado por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. As receitas da McDonald’s Corporation vêm do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa. Em 2012, a corporação teve uma receita anual de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões. De acordo com um relatório de 2012 da BBC, o McDonald's é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Wal-Mart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.

McDonald’s no Brasil

O McDonald’s chegou ao Brasil em 1979, e se consolidou como a maior rede de serviço rápido do Brasil, liderando em volume de clientes atendidos, volume de vendas, quantidade de restaurantes e de cidades em que está presente. A qualidade sempre foi um dos compromissos mais importantes do McDonald’s Brasil. A atenção ao assunto é tanta que a empresa estimulou três de seus principais fornecedores a erguerem em São Paulo um complexo de excelência na produção e distribuição de alimentos, batizado de Food Town.

Esta “cidade do alimento” foi erguida pelas empresas Braslo (processadora de carnes), Martin-Brower/Brapelco (empresa da área de logística e distribuição) e Interbakers (fabricante de pães), num terreno de 160 mil metros quadrados, na região sudeste de São Paulo, no km 17,5 da rodovia Anhanguera. Sua principal vantagem é a otimização dos processos, evidente na redução no tempo e no custo de transporte entre o fornecedor e o distribuidor, uma vez que estão localizados lado-a-lado. A Food Town brasileira é a primeira do Sistema McDonald’s na América Latina. Existem outras duas similares, uma na Alemanha e outra na Rússia.

A Food Town permite uma produção de 3,5 mil dúzias de pães por hora pela Interbakers e de 100 toneladas de carne (bovina e de frango) por dia pela Braslo. A frota de caminhões da Brapelco é composta por 108 veículos, responsáveis pela distribuição não apenas de pães e carnes, mas também de outros produtos, como condimentos, guardanapos, hortifrútis e bebidas. Todos os veículos são equipados para o transporte seguro de alimentos secos e perecíveis. A Food Town é o único centro que reúne produtores e distribuidores do McDonald’s no Brasil.

Braslo: iniciou suas operações no país em 1982, na cidade de Cajamar (SP), e é parceiro do McDonald’s Brasil desde então. A Braslo é subsidiária da OSI Inc. dos EUA, empresa responsável pelo fornecimento de carnes no mercado norte-americano desde quando Ray Kroc abriu o primeiro restaurante McDonald’s em 1995. Atualmente, opera em 27 países com cerca de 50 fábricas. Responsável pelo processamento de carnes bovina e de frango, a Braslo tem 20 fornecedores de carne bovina e cinco frigoríficos fornecedores de carne de frango. A capacidade de produção com a Food Town aumentou para um potencial de 50.376 toneladas/ano, quase o dobro da produção nas instalações anteriores.

Brapelco (Martin-Brower): parceiro do McDonald’s desde 1955, data em que foi aberto o primeiro restaurante da empresa, nos EUA. No Brasil, começou a operar em 1982. Atualmente, a Brapelco conta com uma estrutura de quatro centros de distribuição, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul (SC) e Recife. É responsável pelo planejamento de estoques, transporte, armazenagem e distribuição (em três diferentes temperaturas) dos produtos McDonald’s Brasil. Ocupa uma área de 7.584 metros quadrados na Food Town. Em 1999, a Brapelco movimentou 17.483.000 caixas. No Brasil, a Brapelco tem 350 funcionários, dos quais 176 na Food Town.

Interbakers: o relacionamento da empresa com o McDonald’s começou em 1982, por meio da Vally, fornecedora de tortas e casquinhas que integra o Grupo Ernesto Rothschild. A Interbakers é o resultado de uma joint-venture firmada em 1986 entre o Grupo Ernesto Rothschild e a Fresh Star Bakeries US. Nasceu aí o que é hoje o fornecedor exclusivo de pães para o McDonald’s Brasil, Paraguai e Uruguai. A Interbakers conta atualmente com duas fábricas, uma sediada na Food Town e outra na cidade mineira de Juiz de Fora. São 68 funcionários na unidade da Food Town, que opera em três turnos, e 75 em Juiz de Fora. Nos últimos 12 anos, a empresa registrou um crescimento de 1.035% em volume de produção e de 42% em empregos gerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com