TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Avaliação Responsabilidade Social

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

Univ. Veiga de Almeida

Avaliação (AVA 2)

[RESPONSABILIDADE SOCIAL]


Estudo do caso: Empresa Cielo

Respostas:

     1. De fato, para ser uma empresa sustentável, as ações e estratégias é a transparência na comunicação interna/externa dentro da organização, a fim de que a empresa alcance a credibilidade unido aos seus profissionais, obtendo não só lucros, mas uma fonte de soluções para os problemas da sociedade. Claro que, estabelecer uma campanha interna de conscientização para com seus funcionários, É pontualmente importante, alem de planejar atividades que promovam à melhoria contínua da qualidade de vida do trabalho. É respeitável abrir espaço para os funcionários exporem suas idéias e opiniões, afim de trazer o funcionário mais para perto da empresa. Fechando com um setor de Recursos Humanos completamente engajados às ações socialmente responsáveis, ou seja, no desenvolvimento de uma cultura corporativa, com foco para o fortalecimento das relações de trabalho. 

     2. Com a pratica ambiental e social da empresa, os principais ganhos são o retorno institucional e a valorização da sua imagem, gerando benefícios tanto para ela como para a sociedade, produzindo credibilidade. Empresas  que se preocupam com o conceito da sustentabilidade, garantem maior credibilidade social e imagem positiva na sociedade.  Alem disso, podemos citar o aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes;  Redução de custos com descarte correto de resíduos; Aumento da participação no mercado, devido à inovação dos produtos e à menor concorrência; Renovação da carteira de produtos;  Aumento da eficiência e produtividade; Alto comprometimento do pessoal;  Melhoria nas relações de trabalho; Melhoria da criatividade para novos desafios; Melhoria das relações com os órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas; e Acesso assegurado ao mercado externo

     3. Obvio que, tudo existe seus pros e contras. E se tornar uma empresa socialmente responsável, é uma. Por ser uma pratica nova ainda no mercado, os funcionários podem ainda sim, ter resistência com o novo, tendo assim algumas dificuldades.  Alem disso, as empresas podem enfrentar um gasto que envolve a compreensão da responsabilidade social, ou seja, envolvendo contratos com consultores, para diagnosticar os processos, gastos em treinamento de pessoal etc. A principal dificuldade para a implantação e desenvolvimento de uma sociedade sustentável é o fator econômico. Muitas empresas, busca baratear os custos de produção, optam por processos produtivos poluentes e não sustentáveis, prejudicando assim o meio ambiente e dificultando a entrada de uma empresa socialmente responsável no mercado.

     4.Atualmente, é cada vez maior o número de empresas que tem se importado com o tema governança corporativa, notadamente, pela sua importância para o desenvolvimento no mercado de capitais. As boas práticas de governança corporativa transformam princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a intenção de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização. Para a Cielo, a otimização do sistema de governança é um dos caminhos para alcançar maior eficiência e agregar valor à Companhia, mantendo o nível de confiança dos stakeholders elevado. As práticas utilizadas são: compromisso com a diversidade na alta administração; Realização da revisão periódica, a cada dois anos, de políticas, normas e procedimentos; Disponibilizar manual para participação de acionistas em assembleias; portal eletrônico de governança corporativa para restringir a troca de informações com os membros do Conselho de Administração e Comitês de Assessoramento;

     5. A Cielo utiliza de práticas para operar de forma eficaz, obtendo sustentabilidade. Faz parte de programas sustentáveis, uma delas seria as diretrizes de mitigação e monitoramento do impacto na geração de resíduos, consumo de energia e água e emissão de gases do efeito estufa, que são compensados anualmente a partir da compra de créditos de carbono. Além de outras práticas faladas na próxima questão. Obtém reconhecimentos da Revista Exame, Época negócios e Revista Forbes.

     6. Sim, a empresa Cielo realiza coleta seletiva. A companhia mantém programas de coleta seletiva e de disposição responsável de resíduos, reutilização de água captada da chuva e monitora o consumo de água, de energia elétrica e de papel. Obtêm o Consumo consciente com foco nos colaboradores, promove campanhas voltadas ao consumo consciente e às atitudes de valor, envolvendo a qualidade das relações e a conservação de recursos, além da gestão de impactos como princípios de atuação profissional. A empresa também realiza o descarte adequado de equipamentos obsoletos, de acordo com a regulamentação dos órgãos ambientais competentes. Vale lembrar que, Anualmente, é publicado o inventário de gases de efeito estufa (GEE), que adota as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol. Adota-se diretrizes de mitigação e monitora o impacto na geração de resíduos, consumo de energia e água e emissão de gases do efeito estufa.

     7. Uma empresa sustentável é feita por colaboradores conscientes, a cielo tem esse objetivo. Investe em projetos sociais por meio de leis de incentivo, tais como Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, FIA (Fundo da Infância e Adolescência), PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), Lei do Idoso e PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência). Garante o apoio e implementação de soluções inovadoras para problemas sociais. Conta com um Comitê de Sustentabilidade que se reporta ao Conselho de Administração. São signatários do Pacto Global da ONU. E desde 2011 publica-se relatórios de sustentabilidade segundo as diretrizes da Global ReportingInitiative (GRI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (663.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com