TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Administração teoria e prática no contexto brasileiro

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

A administração é um critério de extrema importância para a “vida” das organizações, independente do tamanho, segmentos, a administração deve ser realizada da melhor e mais efetiva possível, não existe um padrão, mas vamos dizer que o objetivo dela é gerar resultados positivos .Para entender coo esse processo de administração funciona é importante compreender os elementos que o compõem.

Organizações são grupos estruturados de pessoas que compartilham de objetivos em comum. Com a necessidade de alcançar algo, elas se formam, e independente do tipo, é comum seguirem o padrão de ter: um propósito ou finalidade; ser composta por pessoas; possuir uma estrutura para definir e delimitar os comportamentos e responsabilidades de cada indivíduo. A organização mais estudada são as empresas, que se diferenciam das demais por atuarem na lógica das leis de mercado e serem condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento, além de procurar satisfazer não apenas seus clientes mas funcionários, fornecedores e todos os envolvidos.

Administração “é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente’. Dessa definição podemos destacar quatro elementos importantes: o processo que pode ser entendido como um modo sistemático de fazer as coisas ,ou seja, um conjunto de atividades e tarefas com o objetivo de atingir um objetivo em comum; coordenação do trabalho, onde a ordem das coisas é estabelecida afim de que cada parte isolada funcione bem, e quando todas em conjunto funcionem como um todo; Eficiência otimizar os recursos; eficácia atingir os objetivos. Essas duas últimas trabalham juntas e são determinantes para uma boa gestão.

Administradores são as pessoas responsáveis por guiar as organizações de forma a alcançar seus objetivos, visto que eles devem tomar decisões, aplicar recursos e direcionar/ auxiliar os outros colaboradores, ajudando-os a planejar, organizar, dirigir e controlar suas respectivas funções.

Níveis Organizacionais são utilizados para classificar a ocupação do administrador da organização. Eles podem ser estratégico(mais elevado nível da hierarquia), onde as principais decisões da organização são tomadas, formada por um grupo relativamente pequeno, com o campo de atuação sendo estratégico e envolvendo a organização como um todo.(ex. Presidente, vice-presidente, diretor executivo). Nível tático (intermédio da estrutura) , responsáveis pela articulação interna entre o nível estratégico e operacional. Sua atuação é tática e está orientada para uma unidade de negócio, departamento ou área funcional, visto que são incumbidos de traduzir as regras e estratégias do alto topo para o operacional. ( ex gerentes, diretores de unidades de negócio, de departamento, etc). O nível operacional ( o nível mais baixo da hierarquia) , são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização, estes administradores têm atuação operacional e de curto prazo, orientado para a execução de tarefas operacionais. (ex. líderes de equipe, supervisores, coordenadores de projetos e etc).

O processo administrativo, foi idealizado por Henri Fayol como cinco funções importantes que definiam a administração, que são prever, organizar comandar, coordenar e controlar, com o passar do tempo se transformaram outras quatro funções semelhantes, entre elas estão o planejar onde os objetivos são definidos e as estratégias são definidas para alcançá-los; organizar quando determinamos oque, como e quem deve fazer determinadas funções; dirigir (unificação de comandar e coordenar) que é entendido como liderar e motivar os membros da organização; e controlar, responsável por monitorar o desempenho para garantir o alcance dos objetivos.

A universalidade das funções da administração, é quando entendemos que as funções apresentadas não são aplicadas em apenas alguns tipos de organizações ou em apenas alguns níveis hierárquicos, pelo contrário, todos os níveis devem trabalhar com a administração e suas funções, a u=única diferença é que em alguns níveis a preocupação será maior para cada área de acordo com seu trabalho. No nível estratégico eles vão possuir todas as funções administrativas, contudo a ênfase será dada para as áreas de organizar e planejar, no nível tático, a ênfase será do dirigir e organizar e no nível operacional a ênfase será maior no dirigir. Assim também ocorre dimensões das organizações, independente do tamanho das organizações, seus administradores devem planejar, organizar, dirigir e controlar.

As organizações normalmente estão divididas em áreas funcionais, que representam as tarefas e atividades especializadas ou até mesmo departamentos. Uma organização pode ter várias áreas funcionais, mas as comuns são:

  •  Produção ou de operação, é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens e prestação de serviços, representando o modo como esta transforma o insumo em produtos e serviços, agregando sempre valor. A administração de operações envolve o planejamento do produto, as instalações, processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, administração de estoques, controle e compras.
  • Comercial e marketing, estão relacionados com as atividades cujo o objetivo é alcançar, manter e influenciar o cliente, conquistando-o , e assim tornando mais acessível alcance dos objetivos da organização, as atividades responsáveis por essas áreas são: pesquisa de mercado, produto, preço, distribuição, comunicação e vendas.
  • Financeira tem como objetivo captar e utilizar de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais, também são responsáveis pela informação de gestão, análise, investimento, financiamento e distribuição de dividendos.
  • Recursos Humanos, onde ocorre a administração dos comportamentos individuais em função do todo, também ocorre a implementação de políticas, planejamento dos recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e compensação, melhoria das condições no local de trabalho e gestão administrativa do pessoal.

Os administradores desempenham diversos papéis  os organização para conseguir atingir os objetivos. Henry Mintzberg vai dizer que todos os administradores assumem possuem papeis interpessoais, informacionais e decisórios, dentro deles é compreendido melhor estes papeis. No interpessoal existe o símbolo, onde o administrador é a representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência; o líder,que direciona as atividades dos subordinados, levando-os à realização dos objetivos; elemento de ligação, é aquele que desenvolve uma teia de relações permitindo o intercambio de informações. Já no Informacional está o monitor que coleta e analisa as informações sobre a organização e seu ambiente; o disseminador que partilha de informações com os subordinados por meio de redes de comunicação. E o porta-voz que transmite para o exterior as estratégias, políticas, atividades e resultados organizacionais. E no decisório está o empreendedor que é aquele que identifica as oportunidades que potencializam o desenvolvimento organizacional; o solucionador de conflitos, que contribui com soluções de conflitos ou problemas que impeçam o desenvolvimento normal da atividade; administrador de recursos, que aloca os recursos organizacionais em função das necessidades e metas; e o negociador, que é aquele que representa a organização ou o grupo nas principais negociações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com