TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática da Administração no Contexto Brasileiro

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 8

Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Autor:

Parte I – Fundamentos da Administração

Capítulo 1 – Introdução a Administração e as Organizações

Podemos definir organização como um conjunto organizado de pessoas que juntos buscam atingir objetivos comuns, que não poderiam ser atingidos individualmente (por conta da complexidade ou volume de tarefas). Toda organização é formada por indivíduos, possui um objetivo e apresenta uma estrutura organizacional (programa de regras, procedimentos, funções, hierarquia, etc.).

As empresas são organizações formais que atuam na lógica das leis do mercado, focando no atendimento a clientes, mas também na geração de lucro.
O resultado positivo de uma empresa depende muito das pessoas que a administram. Os quais são responsáveis pelo estabelecimento de objetivos e instruir a organização de forma a alcançá-los.
A administração é um processo que visa a coordenação do trabalho dos colaboradores da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficiente e eficaz.


A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização minimizando a utilização de recursos visando o uso econômico dos recursos.
A eficácia é a capacidade de realização das atividades da organização de modo a atingir os objetivos estabelecidos, tendo como foco o resultado.

As organizações são divididas em 3 Níveis organizacionais, sendo eles:

  • Estratégico: é o mais elevado, composto por administradores de topo, os quais tomam as decisões principais da organização, abrangendo-a como um todo. Neste nível estão o presidente, o vice-presidente, os membros do Conselho de Administração, etc.
  • Tático: composto por executivos (gerentes, diretores, etc.) responsáveis pela articulação interna entre os níveis estratégico e operacional. São responsáveis pela tradução das políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo em ações concretas que os de nível operacional possam implementar.
  • Operacional: composto por administradores de primeira linha, que lidam diretamente com as pessoas que executarão as tarefas. São os supervisores e líderes de equipe.

As habilidades de um administrador são exercidas de acordo com o seu nível, os de nível estratégico utilizam habilidades conceituadas para coordenar, analisar e compreender. No nível tático utilizam habilidades humanas para relacionar, comunicar, entender, motivar e liderar. No nível operacional utilizam habilidades técnicas como usar ferramentas técnicas, conhecimento e procedimentos.

Temos ainda 4 funções da Administração que estão interligadas, sendo elas:

  • Planejar: determinar objetivos e metas e os métodos que serão usados para alcançá-los. Inclui também desenvolver planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
  • Organizar: distribuir o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros. Definir a estrutura organizacional.
  • Dirigir: Liderar, motivar e coordenar os trabalhadores, resolver conflitos entre subordinados, proporcionar um ambiente propício à realização do trabalho com qualidade e satisfação dos trabalhadores.
  • Controlar: monitorar e avaliar o desempenho da organização, comparando resultados com objetivos iniciais e corrigindo desvios que sejam encontrados. Manter a organização no rumo certo.

Administradores de todos os níveis realizam estas quatro funções, mas o tempo que dedicam a cada uma depende de seu nível hierárquico na organização (quanto mais alto o nível, mais se planeja quanto mais baixo mais ligado ao operacional da organização).

As principais áreas funcionais de uma organização:

  • Produção/ Operação: É onde é realizada a produção de bens ou prestação de serviços. Esta área é responsável pelo: planejamento dos produtos, definição das instalações, processo produtivo, organização do trabalho, planejamento da produção, administração de estoques, controle e compras.
  • Comercial / Marketing: É responsável por captar e manter os clientes da organização realizando pesquisa de mercado, desenvolvendo produtos, estabelecendo os preços dos produtos ou serviços, distribuindo os produtos, trabalhando a comunicação e as vendas.
  • Financeira: Seu principal papel é captar e utilizar de forma eficaz os recursos financeiros de forma a atingir os objetivos da organização. Cabe a esta área: produzir relatórios e documentos contábeis que traduzam a situação econômica da empresa, avaliar e controlar o desempenho da organização em termos de rentabilidade, equilíbrio financeiro e risco, investir, definir políticas de financiamento e política de distribuição de lucros.
  • Recursos humanos: O papel dessa área é captar, preparar e desenvolver pessoas que contribuam para alcançar os objetivos organizacionais. Administra os comportamentos individuais visando o objetivo coletivo. Tem as funções de: implementar políticas e procedimentos que regulem as relações da organização com seus membros, diagnosticar a necessidade de mais trabalhadores, recrutar e selecionar candidatos qualificados, realizar treinamentos para aperfeiçoar competências, realizar avaliação de desempenho dos membros, remunerar os membros, melhorar as condições do locar de trabalho e fazer gestão administrativa do pessoal.


A administração Brasileira tem os principais traços culturais abaixo:

  • Concentração de poder, a tomada de decisões fica em poucas mãos.
  • Personalismo, as relações pessoais entre grupos.
  • Postura de espectador, existe o medo de errar e assim ter que assumir as responsabilidades
  • Aversão ao conflito, fugir dos conflitos para não correr risco de prejudicar as relações pessoais.
  • Formalismo, excessivas leis e regras por falta de confiança no outro.
  • Lealdade pessoal, existem grupos de pessoas leais entre si.
  • Paternalismo, contratação de um funcionário por confiança ou ligações pessoais, ignorando as competências e méritos( famosas indicações).
  • Flexibilidade, nosso famoso “jeitinho brasileiro”.

As principais causas de negócios podem estar ligadas as falhas gerenciais, causa econômicas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com