TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "Cadeia de Abastecimento"

Por:   •  23/5/2017  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo “CADEIA DE ABASTECIMENTO: UM DESAFIO PARA AS ORANIZAÇÕES”

A gestão da Cadeia de Abastecimento surgiu entre os militares com o objetivo de garantir o abastecimento das tropas – era uma questão de sobrevivência. Hoje, este conceito se estende ao dia a dia das empresas, indicando a assertividade em disponibilizar produtos para o consumo. Uma Cadeia de Abastecimento eficiente já não é um diferencial competitivo suficiente. Porém, a complexidade das Cadeias de Abastecimento tem crescido devido ao aumento de intervenientes nos elos, de terceiros envolvidos no processo e novo perfil de consumo. Uma Cadeia de Abastecimento ineficiente impacta diretamente a sobrevivência do negócio. Assim, agilidade e visibilidade aparecem como dois diferenciais da Cadeia de Abastecimento, ou seja, capacidade em atender as demandas não previstas de consumo no menor prazo.

Com o aumento da complexidade nas Cadeias de Abastecimento, a informação passou a ser tão ou mais importante que os próprios produtos que por ela passam. A falta de informação na Cadeia de Abastecimento faz com que a previsão de demanda fique mais instável quanto mais nos movemos para longe do consumo. Esta busca pela eficiência das Cadeias de Abastecimento passa por ampliar sua visibilidade e elevar sua agilidade, resultando em competitividade para todos os envolvidos.

A logística nos dias de hoje torna-se indispensável, devido a sua multifuncionalidade, pois envolve processos desde o processamento de pedidos e manutenção de estoque até o modal de entrega.

Apesar de sabermos que a cadeia de suprimento é uma fonte de recursos que minimizam vários dos problemas encontrados nas organizações, poucas empresas fazem uso dessa ferramenta tão eficaz. A grande questão da utilização da cadeia de suprimento ainda está ligada aos fornecedores, que por sua vez, têm dificuldades de atender a demanda das empresas, tanto na quantidade correta, quanto na cronologia do pedido.

Hoje, fala-se muito em alinhamento estratégico nas empresas. Esse alinhamento, nada mais é do que focar todo o processo organizacional, calculando-se a demanda de produtos e serviços requisitados pelos clientes com a real disponibilidade de entrega. Então, o que se pode observar é o esforço das empresas para suprir as necessidades dos clientes.

Existem vários fatores que contribuem para a implantação e um bom desempenho de uma cadeia de suprimento, podendo estes ser internos ou externos. Dessa forma, da mesma maneira que chegam informações à organização da qual fazemos parte, estas também chegam aos concorrentes e clientes. Daí a real necessidade da utilização da cadeia de suprimento, exatamente porque haverá a possibilidade de estar à frente das demais.

Geralmente, poucos são os gestores que tem a capacidade de inovação. Porém, o gerenciamento de qualquer setor de uma devida organização requer profissionais visionários. O papel do gestor da cadeia de suprimento em qualquer organização é amplo, pois envolve muitas variáveis. A redução de custos é um dos objetivos fundamentais que o gestor da organização deve alcançar. O gerente, portanto, deve estar provido de boas ferramentas e metodologias que o auxilie no processo de implantação e manutenção da cadeia de suprimento.

Portanto, as decisões a serem tomadas nesse processo devem ter como prioridade a satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com