TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Comportamento Organizacional

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.128 Palavras (25 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 25

Comportamento Organizacional e Liderança

Objetivo do estudo de comportamento organizacional: entender fenômenos relacionados aos indivíduos, grupos e organizações em diversos contextos (tempo e espaço) a fim de melhorar o desempenho das organizações. Logo, comportamento organizacional é afetado pelo ambiente externo, ou seja, pelos elementos contingenciais.

Diferenças entre grupos e times

Grupos: conjunto de pessoas (>3) com algumas metas ou objetivos individuais em comum. Comprometimento com objetivo, não necessariamente com outros membros e sim com o que tenho que fazer (se compromete com sua tarefa e não com o grupo).

Tipos:

  • Amizade
  • Funcional (departamentos de uma empresa).
  • Tarefa (se unem para realizar uma tarefa específica).
  • Interesse (não necessariamente tem funções relacionadas, se unem por causas diferentes e podem vir a se tornar grupo de tarefa – ex.: grupos de corrida, manifestações). 

Como indivíduos tem capacidade cognitiva limitada, grupos são importantes para que cada um, realizando uma tarefa, permita que grupo atinja meta. No grupo, competências podem ser complementares, mas não devem, competências só devem levar a cumprirem metas.

Sub – grupos: grupos informais (grupos dentro de grupos). Importante analisar como estes podem afetar desempenho da organização. Podem ser benéficos ou prejudiciais.

Time: normalmente utilizados para resolver tarefas complexas. Conjunto de pessoas com metas em comum individuais e coletivas. Possuem comunicação intensa e frequente entre membros. Competências sempre são complementares. Tem um comprometimento maior com o todo, mas também tem comprometimento com tarefas próprias. Metas são objetivos finais que devem ser definidos em conjunto. Como a comunicação é frequente e devem resolver tudo em conjunto, a dinâmica de time é mais cara e mais demorada no processo de tomada de decisão, além de ter maior chance de gerar conflitos. (por isso metas devem ser resolvidas em conjunto, diminuindo chances de conflitos surgirem).

Grupo

Time

Objetivo/ Propósito

Atingir metas individuais

Desempenho coletivo

Responsabilidade

Individuais

Coletivas

Habilidades

Diversas (ñ existe exigência)

Complementares

Comunicação

Pouco importante

Intensa e frequente

Liderança

Fundamental para coordenação, centralizada e presente na forma de cobranças (estabelece deadlines)

Ideal é ser compartilhada, uma vez que líder impede coletividade, pode ser redundante e até gerar conflitos caso time não reconheça líder como tal.

Desempenho

Soma das partes – não existe sinergia.

Superior a soma das partes devido a sinergia gerada pela alta comunicação e habilidades complementares.

Tamanho

Depende da tarefa, mas ideal entre 4 a 15 pessoas, pois grupos muito grandes são difíceis de coordenar. Sempre número impar para conseguir ter desempates no caso de impasses.

Igual o de grupo, mas quanto menor melhor, mais fácil coordenar competências complementares e garantir comunicação frequente, além de dificultar que surjam free riders e panelinhas e difunde menos responsabilidades.

Escolha entre grupos e times irá depender da complexidade da tarefa (quanto mais complexa, deve alocar time, pois complementaridade de competências entrega maior resultado – indivíduos tem capacidade cognitiva limitada). Dependendo do quanto necessita de capacidades interdependentes para resolver tarefa, deve alocar time.

Tipos de times:

  • Funcionais: mesma coisa de grupo funcional, mas não tem liderança.
  • Resolução de problemas: tem um fim, quando resolve o problema time se difunde. Ex.: projeto de consultoria.
  • Multifuncionais: utiliza funções diversas e não necessariamente tem um fim. Ex.: equipes de gestão de stakeholder de uma empresa.
  • Globais: pessoas de diversos lugares diferentes, varias unidades de negócio, por exemplo, não necessariamente mundiais.
  • Virtuais: se comunicam por meios virtuais, em geral, são mais interdependentes, apesar de poderem estar em contato frequentemente devido aos avanços tecnológicos, isto não garante que terão comunicação de qualidade necessária para resolver tarefas complexas. Como estão, normalmente, em locais distantes, precisam de uma coordenação maior para garantir que comunicação ocorra com qualidade. Tem a vantagem de quebrar barreiras entre distancias, mas deve atentar a comunicação, que mesmo com avanços da internet, ainda não é igual a pessoal.

Estágios de desenvolvimento de times:

  1. Formação: pensar em quem serão os membros, discutir regras, e definir papéis. (pode ter liderança para auxiliar neste momento, mas depois deverá ser compartilhada). São definidos elementos estruturais como:
  1. Tamanho
  2. Composição: tipo de diversidade envolvida, habilidades necessárias, etc.
  3. Normas e regras: local e horários de encontro, maneira de comunicar, regras de comportamento, regras que viabilizem dinâmica em time.
  4. Papéis e tarefas
  5. Metas claras e bem definidas: podem ser revistas, e desdobradas em pequenas metas, facilitam resolução de conflitos.
  1. Tormenta: diferenças começam a aparecer e conflitos podem vir a surgir. Conflitos podem levar a revisar normas estabelecidas, discutir regras pode levar a aprimorar estas ou a voltar a etapa 1 ou a etapa 0.
  2. Normalização: após aprenderem a lidar com conflitos entram nesta etapa, onde tudo que foi discutido na etapa anterior é normalizado. Sedimentar regras formais e informais (auxiliam trabalho do time).
  3. Desempenho: onde time começa a trabalhar bem em conjunto, apresentando desempenho. Coesão:  trabalhos alinhados e em sintonia, força dos membros dos times em permanecer e comprometerem-se com o time. Times devem tentar estabelecer uma coesão para conseguirem continuar trabalhando juntos, mas tomar cuidado, pois coesão muito alta pode gerar pensamento grupal,  o que pode levar time a voltar a etapas anteriores ou a se separar.
  4. Dissolução: esta etapa pode ocorrer, caso time seja de resolução de problemas, por exemplo, ou seja, tenha um fim no planejamento, ou não, caso seja multifuncional e for trabalhar junto por longo período. Ainda, pode ocorrer em qualquer etapa caso time não desempenhe bem em conjunto.

Como ambiente é dinâmico, em qualquer estágio é possível que time acabe retornando a algum estágio anterior. Ainda, estágios 2 e 5 podem não ocorrer nunca, uma vez que time pode continuar trabalhando junto por tempo indeterminado e pode não ter conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (402.1 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com