TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo DO EMPREENDEDORISMO

Por:   •  25/4/2016  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

Resenha realizada como exigência parcial para a conclusão da disciplina Empreendedorismo e Inovação do curso de Administração.

LISLEY ANDRADE PIMENTEL

BRASÍLIA – DF

                    Diversos autores tem estudado o empreendedorismo e definindo-o por diversas óticas.  Segundo Timmons (1990) o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20. Com essa afirmação, pode-se notar o quão importante é esse movimento dentro da economia atual. Um empreendedor carrega consigo a força para impulsionar ideias a virarem, de fato, ações concretas que estimulem economicamente o meu que vivem.

                    Partindo do princípio, o termo empreendedorismo vem da palavra francesa entrepeneur e foi usada pela primeira vez pelo irlandês Richard Cantillon para definir “o indivíduo que assumia riscos”.

                    Hoje ainda não há um conceito universal aceito para o termo, mas algumas citações nos dão base para um entendimento. Eike Batista, por exemplo, afirma que empreender é enxergar uma oportunidade ou uma boa ideia, e assumir o risco de botá-la em prática, executá-la. Um empreendedor assume os riscos de transformar ideias em negocios. Esse indivíduo possui características marcantes como iniciativa, perseverança, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, liderança e persistência.

                    Deve-se acentuar que empreender não é um dom: qualquer indivíduo consegue assimilar e por em prática as atitudes de um bom empreendedor. Mario Persona (2008) afirma que existam pessoas mais empreendedoras que as outras por natureza, convívio social, meio que vivem. Porém, é totalmente possível estimular nas pessoas uma disposição pra isso. Persona diz que “pessoas com um limitado senso de observação têm dificuldade para empreender (...)”. Isso acontece porque o empreendedorismo acontece quando o indivíduo enxerga além. Parafraseando Filion (1999) , um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Visão de futuro, de acontecimento que ainda está por vir, de mercado que ainda está por existir.

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/empreendedorismo-origem-e-desafios-para-o-brasil-do-seculo-xxi/33075/


http://mariopersona.com.br/entrevista_itambe_empresarial_empreendedorismo.html  (Acesso em 29/03/2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com