TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Gestão Pessoas

Por:   •  26/5/2019  •  Resenha  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

1-INTRODUÇÃO

      Este relatório tem por finalidade apresentar o meu desenvolvimento no estágio curricular e descrever minhas atividades como auxiliar de depósito 03/05/1999 a 31/03/2003, e operador de empilhadeira, de 01/04/2003 a 31/05/2015, e atualmente líder de setor desde 01/06/2015., na empresa ATACADÃO SA. Exponho, inicialmente, a empresa, sua história e produtos, sua estrutura organizacional e unidades do Brasil, ressaltando a filial de campo grande (31), objeto do estágio. Posteriormente, discorro sobre: objetivo do estágio; valorização das pessoas na organização, e administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.

Embora da abrangência da conceituação, o nosso atual artigo demarca a função de recursos humanos em seus cabeçalhos, tática e métodos vinculadas as organizações bem-sucedidas de trabalho. A sugestão é pensar sobre o papel da função de RH, a partir de uma visão histórica, proporcionando alguns dos seus’’ saberes e aprendizados’ embora os sub-sistemas que hoje conduzem as principais responsabilidades, preocupações e atividades da área. Segundo autor Toledo (1986, p.8) define recursos humanos como uma função que abrange “um conjunto de técnicas, princípios e estratégicas que visam para contribuir a manutenção, motivação, atração, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer empresa organizada”. Com a globalização dos negócios, o aumento tecnológico, intenso impacto da transformação e o movimento pela qualidade e produtividade, aparece uma constatação na maioria das organizações: o bom diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas deriva das pessoas que nelas trabalham. São elas que mantem e conservam o status que já existente, em algumas organizações as pessoas são vistas como seres humanos e com um histórico, não como uma força geradora de lucros, são vistas como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivados a se dedicarem, a terem responsabilidade e organização e comprometimento com as organizações.

O atacadão é uma rede brasileira de supermercados atacado-varejista, atua em atividades comerciais como o Atacado de Distribuição e Lojas de Auto-Serviço. Atualmente conta com uma equipe desde o RH e gerenciais profissionais extremamente especializados, treinados e capacitados para atender e abastecer pequenos e médios comerciantes nas principais regiões do Brasil, onde contamos com aproximadamente 400 colaboradores direto e indireto (promotores e prestadores de serviços), com a mesma filosofia de oferecer sempre o melhor. O processo consiste em várias atividades, como: descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem-estar, etc. As empresas também realizam constantemente treinamentos internos a fim de melhor capacitar os colaboradores para que os mesmos realizem um trabalho eficiente, e sem falhas. As empresas também provêm de equipamentos de proteção individuais para que os colaboradores realizem suas tarefas com segurança. O principal alvo da organização é abastecer os comércios em geral com qualidade, portanto, devemos trabalhar de forma harmonizada de maneira permanente, para que possa atender de modo especial a todos os seus clientes. Presentemente são para eles, os clientes, que encontrar-se direcionados todas as cautelas do mercado, no sentido de incluir suas expectativas, consentir suas necessidades e seus desejos e potencializar seus capitais humanos, pois exclusivamente com base nessa informação torna-se possível atendê-los de maneira que conquiste sua precedência e fidelidade.

Devido a importância dos fatores abordado para a nova gestão de pessoas, se faz necessário uma atenção especial a empresa, já que o assunto que se apresenta é de grande competitividade, as pessoas estão sendo consideradas preciosas, decretando assim cuidado e valorização. As razões deste tema basearam-se no fato de termos vários tipos de clientes e prestadores de serviços, onde detectamos algumas resislências de ambas as partes, no quesito comportamental e a organização por ser escolhida e por ter uma rotatividade de diversos clientes e alguns prestadores que prestam serviços com o intuito de servir sempre bem.

2- Base teórica

Neste sentido questionamos: como, por que e para quê criar e alcançar tais objetivos? Afirma Chiavenato: “a Administração de Recursos Humanos consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho. A Administração de Recursos Humanos significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas que não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas coisas muito pequenas e muito numerosas, que frustram ou impacientam, o que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização. (CHIAVENATO, 1992, P.133). A função de RH visa administrar e gerenciar a cooperação das pessoas, propiciando o alcance e a conciliação dos objetivos organizacionais e individuais. Para tanto, fica evidente a necessidade de um conjunto interdisciplinar de conhecimentos para sua melhor compreensão. A grande a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários. As empresas bem-sucedidas estão alcançando a capacidade de crescer, progredir e cultivar sua assiduidade em cima dos investimentos de todos os parceiros, principalmente o dos empregados.

Tonelli et al. (2002, p.63) apontam que o forte desenvolvimento econômico e tecnológico, as experiências e doutrinas humanistas (do início do século XX),o acirramento das relações de trabalho e o reformismo que surge para apaziguá-las, bem como a grande evolução das ciências comportamentais são algumas das influências mais importantes para as transformações da área. O desenvolvimento do capitalismo e da industrialização, a organização científica do trabalho, o desenvolvimento da teoria organizacional e as novas configurações organizacionais que se estruturam de diferentes maneiras, demarcam importantes fases históricas do século XX, gerando aspectos cruciais para a sua autoafirmação. Hoje em dia, boas partes das pessoas passam suas vidas dentro das organizações trabalhando, mostrando sua capacidade de crescer e ser bem-sucedidos alcançando seus objetivos pessoais e individuais. Com certeza as organizações jamais existiriam sem as pessoas que dão vida, energia, dinâmica, inteligência, criatividade e racionalidade. Em geral, as empresas são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E certamente para as pessoas, as organizações constituem o meio através do qual elas podem conseguir vários objetivos, com um custo mínimo de tempo, e esforço e de conflito. Muitos dos grandes alvos pessoais e profissionais jamais seriam adquiridos por meio de esforço pessoal isolado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com