TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitulo - Histórico da área de recursos humanos

Por:   •  1/1/2018  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARAÇUAÍ

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS

Daiana Barbosa de Sales

Araçuaí/MG

2016

Daiana Barbosa de Sales

ATIVIDADE DE GESTÃO DE PESSOAS

Atividade apresentado ao curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais como requisito parcial para a disciplina Gestão de Pessoas ministrado pela Professora Christiane Oliveira.

Araçuaí/MG

2016

RESUMO

CAPITULO 1

Histórico da área de recursos humanos

O chefe de pessoal no início do século XIX na Itália, Estados Unidos e no Brasil possuíam as mesmas características, era visto como um sujeito inflexível, seguidor das leis e frio na hora de demitir alguém, por isso quando o funcionário era chamado no departamento pessoal, achava que estava indo receber o bilhete azul, e nos dias de hoje isso ainda é visto dessa maneira em muitas empresas.

As primeiras mudanças são responsabilidades das grandes organizações, que ao patrocinar estudos e pesquisas na área acadêmica fizeram que houvesse valorização de novas posturas de comando para otimizar os resultados produtivos das organizações. A partir do desenvolvimento dos métodos, processos e normas do trabalho, começou a surgir o interesse no estudo de alguns fenômenos no campo da psicologia organizacional e da sociologia no trabalho principalmente relacionado com o comportamento humano.

O primeiro passo foi dado com a publicação dos livros de Taylor, “Shop management” em 1903 e “Os princípios da administração cientifica” em 1906, que busca a maximização da eficiência na produção, seguido com o livro “Administração geral e industrial” de 1916 do francês Fayol, que introduziu a divisão das funções do administrador em: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Esses dois autores são responsáveis pelo surgimento da escola clássica, nesse período surgiu a função de chefe de pessoal, que era visto como uma pessoa de confiança do patrão e tinha a responsabilidade de informar irregularidades, advertir ou demitir os funcionários faltosos e operava na base da força e do autocratismo.

Na década de 1920 o movimento de relações humanas propunha aumentar a produtividade pela eliminação dos conflitos e seus custos, e originou o homo social em substituição ao homo economicus da escola científica. A função do chefe de pessoal se modifica, o ponto central passa a ser se preocupar com o indivíduo com suas necessidades e outras variantes. O movimento evolui para um segundo estágio o Behaviorismo que era uma crítica à escola de relações humanas por sua simplicidade ao entender que a satisfação no trabalho pudesse gerar eficiência.

Em 1945 surgi a luz behaviorismo, que se caracteriza pelos primeiros estudos sobres liderança, autocratismo, democracia no trabalho e motivação humana. Nesse cenário a função de cuidar do pessoal começa a ser valorizada, e ganha o status de gerência.  No brasil a função de pessoal passa a ser conhecida como gerente de pessoal, mas suas responsabilidades não se alteram, somente na década de 1950 que essa área foi ligada a área de ciências humanas, e passou a ser denominada gerente de relações humanas ou gerente de recursos humanas (GRH) e ganhou diversas subáreas que passaram a passaram a lhe dar uma abrangência muito maior, mas em nível tático – operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com