TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto - Tenho uma ideia

Por:   •  13/11/2017  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Texto: Tenho uma ideia

Discente: Bárbara Rodrigues Macedo     Matrícula: 2015.1.25.051

Carl Ally acredita que a pessoa criativa que saber de diversos conhecimentos e é convicta de que a ideia irá surgir através disso. Porém, o verdadeiro segredo da criatividade está no que fazemos com nossos conhecimentos.

Uma ideia, um conceito ou uma coisa, recebe seu significado no contexto em que você a coloca. Trocar de contexto é um modo de descobrir as possibilidades de seus recursos.

Ao mudar de perspectiva e brincar com nossos conhecimentos, podemos transformar o ordinário em extraordinário. A descoberta consiste em olhar a mesma coisa como todo mundo e pensar em algo diferente.

Não “pensamos em algo diferente” com freqüência, primeiramente porque não precisamos ser criativos na maior parte das coisas que fazemos. Permanecer nos caminhos rotineiros do raciocínio nos permite fazer muitas coisas que precisamos fazer sem ter de pensar nelas. Outro motivo para não sermos mais criativos é que não nos ensinaram a ser.

Quando acontecem momentos em que precisamos ser criativos e gerar maneiras de alcançar nossos objetivos, nossos próprios sistemas de crenças nos impedem de fazê-lo (acreditamos que as melhores idéias estão na cabeça de outra pessoa). Chama essas atitudes de “bloqueios mentais”.

Para se livrar dos bloqueios mentais precisamos ter a capacidade de desaprender o que sabemos. Sem a capacidade de esquecer temporariamente o que sabemos, continuamos com a cabeça repleta de respostas prontas, e nunca temos oportunidade de fazer perguntas que nos desviem do caminho conhecido para explorar novos rumos. O perigo dos hábitos é se tornar “prisioneira da familiaridade”. Quanto mais fazemos algo da mesma maneira, mais difícil é fazê-la de qualquer outra maneira.

Às vezes sofrer por um problema, fracasso, piada ou paradoxo pode nos fazer “pensar em algo diferente”. Isso pode ajudar-nos a detectar um possível problema antes que ele apareça, ou nos ajudar a descobrir uma oportunidade que antes não era evidente, ou ainda gerar algumas ideias novas. A história das descobertas e das invenções está repleta de pessoas cuja rotina foi interrompida e que foram obrigadas a criar soluções alternativas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com