TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo filme "A Rainha"

Por:   •  14/2/2016  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 2

Escola de Administração/UFBA

Disciplina: ADM 001 - Introdução à Administração

Curso: Ciências Contábeis

Prof. Antônio Sérgio Araújo Fernandes

Alunos: Rafael Milcent

 Kevin Marruaz

 Lucas Soares

 Matheus Dias

 Tauan Passos

 Eduardo Palma

Trabalho em Grupo I

1 Durante a análise do Filme “A Rainha”, pode-se identificar dois tipos de poder predominantes. O primeiro deles (Poder Tradicional) pode ser identificado na figura da Rainha Elizabeth e sua corte, com características predominantes como o respeito às tradições herdadas para exercer o poder, uma dificuldade de ouvir e relacionar-se com o povo. O segundo tipo de poder (Poder Carismático) tem características inversas, onde o governante trabalha de acordo com a vontade de seu povo, relaciona-se e consegue ouvir muito bem as necessidades, aparece em público com facilidade e os costumes são definidos de acordo com os momentos.

2 No filme, podemos notar que a relação entre o Poder Tradicional e o Poder Burocrático é bastante delicada, devido a dificuldade de ceder por parte da Rainha. Porém a figura do Primeiro Ministro consegue, em partes, respeitar essas tradições, entretanto consegue através de atitudes indiretas moldar a postura da Corte, fazendo com que o povo não se revolte diante dos costumes. O Primeiro Ministro ainda ressalta em parte do filme que tem a intenção de atender a demanda do povo e ainda assim respeitar uma forma de governo que tem por característica predominante a tradição. Exerce seu poder de intermédio respeitando a burocracia de Weber, mas consegue realçar o carisma necessário com o povo.

3 Diante da situação enfrentada durante o filme, o carisma favoreceu a manutenção do poder tradicional, pois as atitudes tomadas conseguem atender as vontades da maioria, e ainda assim a figura do Primeiro Ministro e da Princesa Diana conseguem ser exaltas pela proximidade com o povo e as demandas da sociedade. Porém no início do filme nota-se que tal carisma exaltado era perseguido por estar violando aos costumes tradicionais e para mostrar com mais proximidade essa “nova” característica e posteriormente tal perseguição termina em tragédia. Em se tratando de mudanças além das mostradas no filme, pode se notar mudanças na forma de governar da Inglaterra que atualmente tem a figura representativa do Poder Tradicional e uma proximidade da população por parte dos Primeiro Ministros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (342.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com